em

Com onda de calor no Brasil, cresce procura por ar condicionado

Temperaturas podem ser maiores do que a média histórica

Ilustração. Foto: Divulgação

O verão brasileiro é rigoroso em algumas regiões, com temperaturas que ultrapassam os 40 graus. Para driblar essa forte onda de calor, os consumidores buscam alternativas para aliviar esse desconforto, que pode levar a queda da pressão e mal estar. Uma das opções disponíveis no mercado são os aparelhos refrigeradores de ar, como o ar condicionado de janela. A venda desses produtos explode nas cidades, deixando os varejistas e empresas de ar condicionado até mesmo sem aparelhos para vender.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), o verão, que começou no dia 21 de dezembro de 2018, deve ter temperaturas acima da média histórica de 31,5 graus no trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro). Os primeiros dias do ano confirmam essa tendência, com temperaturas na casa dos 40 graus no Rio de Janeiro e em outras localidades do país.

A cidade de Florianópolis, no litoral de Santa Catarina, atingiu 40 graus no dia 3 de janeiro de 2019, estabelecendo um novo recorde de calor na capital catarinense segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1923. O recorde anterior era de 38,8°C em 10 de fevereiro de 1973. Em outras localidades de Santa Catarina, os termômetros registraram temperaturas acima de 40 graus.

Com todo esse calor, é natural a procura por aparelhos de ar condicionado. Com a elevada procura, no entanto, o preço também passa a ser maior, ainda mais com a falta de produtos. A dica é ficar atento e fazer muitas pesquisas para fazer a melhor aquisição de acordo com a sua necessidade. Na ânsia de se refrescar, muitas pessoas acabam abusando no uso de energia. Portanto, é necessário seguir algumas medidas para fazer o melhor uso do aparelho.

Dicas para consumir menos energia

Primeiro de tudo, verifique se o equipamento possui eficiência energética. Um dos principais indicadores é a etiqueta Procel, que possui classificações de A até E. Escolha a com a classificação A, que possui a maior eficiência energética possível. Também verifique o tamanho do local onde o aparelho ficará instalado. Se a sala for pequena, não há necessidade de se ter um grande equipamento.

Faça a limpeza dos filtros, para garantir a sua saúde e, também, para garantir a maior eficiência possível do equipamento. Para não ter gastos energéticos desnecessários, desligue o ar condicionado quando se ausentar por longos períodos do ambiente ou quando atingir a temperatura desejada. Também deixe janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado, para não provocar interferência da temperatura externa. Quando desligado, no entanto, o recomendado é arejar o local abrindo as portas e janelas.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Picolés com frutas (Ilustração). Foto: Divulgação

De férias, mas sem descuidar da alimentação da garotada

lâmpada, ideia, luz, light-bulb-2010022_1280

Como aproveitar o seu tempo de férias sem viajar?