em

Inovação e sustentabilidade: 5 startups brasileiras que ajudam a transformar o meio ambiente

O mundo tem um desafio: manter o desenvolvimento de suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, reduzir a degradação do meio ambiente e seus inevitáveis impactos à natureza, fauna, flora, recursos hídricos e seres humanos. Um dos aliados dessa grande e contínua missão é a tecnologia. Muitas startups brasileiras estão buscando soluções, desenvolvendo ferramentas e […]

Ilustração. Foto: Divulgação

O mundo tem um desafio: manter o desenvolvimento de suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, reduzir a degradação do meio ambiente e seus inevitáveis impactos à natureza, fauna, flora, recursos hídricos e seres humanos.

Um dos aliados dessa grande e contínua missão é a tecnologia. Muitas startups brasileiras estão buscando soluções, desenvolvendo ferramentas e oferecendo serviços para impactar positivamente o meio ambiente, seja em escalas domésticas ou industriais. Conheça algumas dessas iniciativas brasileiras que estão trabalhando para melhorar a reciclagem de resíduos sólidos, evitar desperdício de materiais, incentivar o reuso e tratar efluentes.

Banco de Tecido

Criado pela figurinista Lu Bueno, o Banco de Tecidos, localizado em São Paulo, na Vila Leopoldina, é uma espécie de loja em que oferece apenas sobras de tecido de boa qualidade. O material que estava parado ao fadado ao desuso pode se transforma em crédito para aquisição de novos tecidos, promovendo a reutilização do material por de trocas sustentáveis e evitando a geração de descartes desnecessários.

VG Resíduos

Para conectar emissores de resíduos sólidos industriais aos seus potenciais tratadores, a VG Resíduos desenvolveu uma ferramenta de gestão completa para todas as etapas produtivas de uma empresa. O software permite o acompanhamento de cada processo e mensura a quantidade e classificação dos resíduos. Além de auxiliar na emissão de certificados para os órgãos fiscalizadores, a VG Resíduos possibilita a compra e venda desses materiais entre as empresas possibilitando que o lixo a se torne lucro.

Vert

A Vert é uma marca de calçados que desenvolve e comercializa seus produtos a partir de materiais e processos que reduzem os impactos ambientais. Seus tênis são fabricados com borrachas naturais vindas diretamente da Amazônia, algodão orgânico produzido no Nordeste. Além disso, a empresa fiscaliza fornecedores de produtos convencionais e os direitos trabalhistas dos parceiros e fabricantes de seus insumos.

Braerg

Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, a Braerg atua em um campo mais complexo e burocrático, porém indispensável para a pesquisa. A empresa trabalha promovendo soluções para as vendas de patentes científicas de valor socioambiental. Atuando principalmente com biotecnologias e geração de energia, a Braerg promove o etanol e a biomassa, buscando soluções mais rentáveis e menos agressivas para o meio ambiente.

Methanum

Transformando lixo em energia, a mineira Methanum oferece tecnologias de tratamento de resíduos de saneamento (lixões) e tratamento de efluentes que serão destinados a geração de biogás, que por sua vez se transforma em um combustível para a geração de eletricidade.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Henri Castelli e Dani Rigon com esposo e filha

Ator Henri Castelli e repórter Mônica Salgado participam de Leilão Beneficente

Luciane Hoepers

Luciane Hoepers revela por que voltou a trabalhar na área financeira