em

Ar condicionado e ventilador podem causar incêndios

São Paulo, abril de 2018 – O verão acaba de terminar, mas as temperaturas deste comecinho de outono permanecem altas. Para aliviar o clima abafado, ar condicionado ou ventilador são as melhores soluções, mas é preciso cuidado tanto com a escolha do aparelho quanto com sua manutenção. Não só no Brasil, mas pelo mundo acidentes […]

São Paulo, abril de 2018 – O verão acaba de terminar, mas as temperaturas deste comecinho de outono permanecem altas. Para aliviar o clima abafado, ar condicionado ou ventilador são as melhores soluções, mas é preciso cuidado tanto com a escolha do aparelho quanto com sua manutenção.

Não só no Brasil, mas pelo mundo acidentes envolvendo os aparelhos preocupam. De acordo com a NITE (Instituição Nacional de Tecnologia e Avaliação), órgão japonês de segurança, de 2010 a março de 2015, 612 casos de problemas com ar condicionado e ventiladores foram relatados no país, sendo mais de 60% incêndios (metade deles nos meses de julho e agosto, verão japonês).

Já na Austrália, o órgão regulador de normas de segurança e saúde do estado australiano de Nova Gales do Sul (SafeWork NSW) emitiu um relatório de alerta, após uma série de incidentes durante manutenções de condicionadores de ar resultarem em queimaduras nos refrigeristas, que usavam maçarico oxiacetilênico para conseguir desmontar as conexões de cobre e substituir o compressor. É possível que a pressão residual tenha liberado a mistura de refrigerante e óleo pela junta do tubo, entrando em contato com a solda, e dando início aos incêndios.

Em território nacional, embora não haja uma estatística em relação a acidentes envolvendo apenas aparelhos de ar condicionado, houve também casos graves, como de um homem que, em 2016, fazia manutenção em um aparelho na Zona Sul de São Paulo e ficou gravemente ferido após o gás do equipamento vazar e explodir.

O uso de ventiladores também envolve cuidados. Uma pesquisa conduzida pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) há quase dez anos constatou que todos dos oito modelos testados todos haviam falhado em pelo menos um quesito de segurança, apresentando riscos semelhantes à avaliação feita pelo Idec com ventiladores 15 anos antes.

Como forma de minimizar os riscos ao consumidor, mesmo em caso de mau uso, o UL Testtech realiza ensaios específicos em aparelhos de ar condicionado e ventiladores. “Os ensaios desses produtos são previstos em Portarias do INMETRO, ou seja, devem ser feitos antes do produto começar a ser comercializado. É importante que este ensaios sejam mapeados em suas respectivas Portarias para que possamos efetivamente testar a segurança dos produtos.”, explica Rodrigo Andrietta, diretor da UL Testtech.

Conheça um pouco mais como eles são realizados:

Ar Condicionado

Ar condicionado e ventilador podem causar incêndios
Foto: Divulgação

No caso do ar condicionado, é feita a medição da corrente elétrica circulante no invólucro do aparelho. A medição é realizada entre as partes vivas e a carcaça da amostra. A intenção é evitar acidentes envolvendo rede elétrica, tais como incêndios.

Ar condicionado e ventilador podem causar incêndios
Foto: Divulgação

Já este ensaio envolve a medição da elevação de temperatura nos diversos componentes que compõe o aparelho condicionador de ar. Em conjunto com um software, são apresentados os valores num gráfico. Para cada componente, há um limite de elevação de temperatura estipulado. O ensaio previne que o aparelho exploda.

Ventilador

Ar condicionado e ventilador podem causar incêndios
Foto: Divulgação

Os ventiladores também passam por um ensaio específico de segurança elétrica e eficiência. Posicionados de forma que o fluxo de vento seja o mais linear possível sobre os anemômetros que ficam do outro lado do duto, confere-se a velocidade média do ar para cada velocidade do aparelho por meio de um software. A partir disso, calcula-se a vazão e eficiência do aparelho.

 

Sobre a UL

UL (Underwriters Laboratories) promove condições de vida e de trabalho seguras para as pessoas em todo o mundo por meio da aplicação da ciência para resolver os desafios de segurança e sustentabilidade. A Marca UL gera confiança, permitindo a adoção segura de novos produtos e tecnologias inovadoras.

Multinacional norte-americana, presente em mais 143 países, a UL está no Brasil desde 2000 quando iniciou as operações, com seis funcionários. Em 2013, adquiriu o laboratório Testtech, de Porto Alegre, que atualmente conta com 50 funcionários e novas instalações em 2017. Atuando em diversas áreas no Brasil, a empresa ensaia , inspeciona, audita, certifica de acordo com as normas do INMETRO e ANATEL valida, verifica, assessora, treina e apoia outras empresas com soluções de software para segurança e sustentabilidade.

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

aner

ANER promove encontros com presidenciáveis a partir de maio

MPF Maranhão

Decisão unânime de Turma do TRF1 confirma bloqueio de 20 mi do Fundef recebidos por Paratinga (BA)