em

Novas Placas Mercosul é debatida em Encontro Nacional dos Detrans de todo o Brasil

Novas medidas para garantir a melhoria e segurança no trânsito foram tema de debate na última semana, no 60º Encontro Nacional dos Detrans, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. Promovido pela Associação Nacional dos Detrans- AND, o encontro reuniu gestores, diretores e representantes de diversos órgãos ligados ao trânsito de todo o Brasil. Temas […]

Novas Placas Mercosul é debatida em Encontro Nacional dos Detrans de todo o Brasil
Diretores, gestores e entidades ligadas ao trânsito de todo o Brasil. Foto: Divulgação

Novas medidas para garantir a melhoria e segurança no trânsito foram tema de debate na última semana, no 60º Encontro Nacional dos Detrans, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. Promovido pela Associação Nacional dos Detrans- AND, o encontro reuniu gestores, diretores e representantes de diversos órgãos ligados ao trânsito de todo o Brasil.

Temas como a implantação do novo modelo de Placas Padrão Mercosul, estiveram em destaque, demonstrando o interesse dos gestores do DENATRAN e dos Detrans em buscar novas medidas e adotar essas ações como modelo de segurança e de melhoria no trânsito.

O presidente da AND e diretor do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, destacou a importância do encontro e a preocupação dos gestores em criar mecanismos que possam garantir mais segurança ao cidadão. Ele afirma ainda, que a perspectiva é criar uma maior integração entre os órgãos de trânsito do Brasil e acredita que todas as mudanças que estão sendo executadas, tragam êxito principalmente à população. “O intuito é estabelecer, neste tipo de reunião, pautas propositivas, colocar os casos pontuais de cada estado e a situação geral, além de buscar soluções e trazer resultados positivos ao Brasil inteiro, “ afirma Antônio Gouveia.

Sobre a adoção do novo modelo de placas Mercosul, o presidente afirma que o DENATRAN, os Detrans e o estado de Alagoas também já estão totalmente mobilizados para a implantação o mais rápido possível da Placa Mercosul e que a partir de setembro o novo modelo já será uma realidade em diversos estados.

A Resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que instituiu o modelo de placas padrão Mercosul foi publicada no último dia 08 de março, no Diário Oficial e já vinha sendo adiada desde 2014. De acordo com a resolução, a partir de 1º de setembro os veículos novos e aqueles que mudarem de domicílio e/ou propriedade já deverão contar com a nova placa.

As placas terão elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como o QR- Code dinâmico, gerado pelo DENATRAN, contendo o acesso aos dados do fabricante, relacionando as informações das placas. Também serão alterados os processos de fabricação das placas para coibir fraudes, além de cumprir o acordo internacional estabelecido na Resolução MERCOSUL.

Revestidas com película retrorrefletiva, as novas placas terão fundo branco com margem superior azul, as imagens da bandeira do Brasil, do estado e brasão do município e o símbolo do Mercosul, a combinação alfanumérica com 4 letras e 3 números que poderão estar embaralhados, assim como já acontece na Europa.

Novas Placas Mercosul é debatida em Encontro Nacional dos Detrans de todo o Brasil
tens de segurança das novas Placas Mercosul. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Aiba representa agronegócio brasileiro no Fórum Mundial da Água

Aiba representa agronegócio brasileiro no Fórum Mundial da Água

Ibametro inaugura novas instalações em Simões Filho

Ibametro inaugura novas instalações em Simões Filho