em

“A defesa da água, é a defesa da vida”, diz Papa Francisco

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Esse tema foi assunto de um tuíte do Papa Francisco. “A defesa da terra, a defesa da água, é a defesa da vida”, assinalou o Santo Padre na rede social. Francisco tem alertado para a possibilidade de uma “guerra mundial” por causa dos recursos […]


Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Esse tema foi assunto de um tuíte do Papa Francisco.

“A defesa da terra, a defesa da água, é a defesa da vida”, assinalou o Santo Padre na rede social.

Francisco tem alertado para a possibilidade de uma “guerra mundial” por causa dos recursos hídricos, defendendo que a água é um direito “vital” de cada pessoa.

“Pergunto-me se nesta terceira guerra aos bocados estaremos a caminho da grande guerra mundial pela água”, assinalou o Santo Padre em 2017, num encontro dedicado ao ‘direito humano à água’, na Academia Pontifícia das Ciências da Santa Sé.

“Mil crianças morrem todos os dias – mil, todos os dias – por causa de doenças ligadas à água, milhões de pessoas consomem água contaminada”, acrescentou.

A encíclica ecológica ‘Laudato Si’, que lançou em 2015, dedica um ponto específico à “questão da água”, no qual o Papa recorda que “a pobreza da água pública” se verifica especialmente na África, onde “grandes setores da população não têm acesso a água potável segura”.

“Um problema particularmente sério é o da qualidade da água disponível para os pobres, que diariamente ceifa muitas vidas”, alertava Francisco.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as alterações climáticas “poderão ser responsáveis, todos os anos, por 250 mil mortes adicionais no mundo”.

Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas tem de beber água de fontes inseguras.

Mais de 80% do esgoto é despejado no meio ambiente sem tratamento.

A encíclica ambiental do Papa manifesta a oposição da Igreja à “tendência para se privatizar” a gestão da água, como se esta fosse uma “mercadoria sujeita às leis do mercado”.

“Na realidade, o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos”, escreve.

Em novembro de 2014, durante uma visita à sede da FAO, o Papa deixou um alerta: “A água não é grátis, como pensamos tantas vezes. Será o grave problema que poderá levar-nos a uma guerra”.

Fórum Mundial da Água no Brasil

8_Forum_Mundial_da_Agua_
Foto: Jorge Cardoso

O Dia Mundial da Água que foi instituído há 26 anos pelas Nações Unidas, é assinalado hoje (22), em Brasília (DF), por chefes de Estado, ministros e especialistas, no Fórum Mundial da Água, que ocorre desde o dia 18 e encerra amanhã (23).

Este é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água. O encontro lançou nesta semana o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (World Water Development Report – WWDR).

Nesta edição, o Relatório tem como foco as soluções baseadas na natureza (SbN) e defende que reservatórios, canais de irrigação e estações de tratamento de água não sejam os únicos instrumentos de gestão hídrica à nossa disposição.

“Precisamos de novas soluções na gestão dos recursos hídricos para superar os novos desafios da segurança hídrica causados pelo crescimento da população e pela mudança climática. Se não fizermos nada, em 2050, cerca de 5 bilhões de pessoas estarão vivendo em áreas com baixo acesso à água.”, declarou a diretora-geral da UNESCO.

Do Portal A12

Via A12.com

O A12 é um canal de evangelização digital que reúne entretenimento, formação, informação e conteúdo de qualidade para todos os públicos.

*O portal A12 não possui nenhum vínculo com a Folha Geral.

STF julga pedido de habeas corpus de Lula nesta quinta-feira

Ao vivo: STF julga pedido de habeas corpus de Lula nesta quinta-feira

No Dia Mundial da Água, grupo de voluntários retira 200kg de lixo do Rio São Francisco em Petrolina

No Dia Mundial da Água, grupo de voluntários retira 200kg de lixo do Rio São Francisco em Petrolina