em

Polícia e Samu poderão usar equipamentos de comunicação analógicos até 2042

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião do seu conselho diretor realizada nesta quinta-feira (9), em Brasília, que os órgãos de segurança pública e serviços de emergência municipais podem usar sistemas analógicos em suas comunicações até o ano de 2042. Segundo o conselheiro da Agência Igor de Freitas, a decisão permite aos estados […]

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião do seu conselho diretor realizada nesta quinta-feira (9), em Brasília, que os órgãos de segurança pública e serviços de emergência municipais podem usar sistemas analógicos em suas comunicações até o ano de 2042.

Segundo o conselheiro da Agência Igor de Freitas, a decisão permite aos estados a realização de um “planejamento prévio para a implantação estruturas integradas de 4G para os diversos órgãos de segurança pública no país”.

Além disso, a Anatel decidiu criar canais preferenciais de telecomunicações para aplicações ferroviárias compartilhados com empresas de saneamento, energia e gás. Exceção da rede ferroviária de São Paulo devido ao grande volume de tráfego de informações, detalhou o relator da matéria, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Junior. A Petrobrás também poderá utilizar canal preferencial para aplicações de telemetria.

Originalmente, os sistemas analógicos deveriam ter sido desligados em 2012, mas uma decisão anterior da Agência em atendimento a solicitações da Polícia Militar de Minas Gerais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina ampliou o prazo de uso desses sistemas.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Noite de gala beneficente em NY

Noite de gala beneficente em Nova York

Metro Detran

Bahia fica em segundo no ranking de investimentos dos estados em 2016