em

Portal Folha Geral foi vítima de ataque hacker

ataque hacker

Na tarde desta terça-feira (10), editores do Portal Folha Geral foram surpreendidos com uma mensagem de erro ao tentarem efetuar o login no site. A mensagem dizia que não era possível efetuar o login pois a senha estava errada. Após alguns minutos, o suporte técnico do site conseguiu efetuar o login com a mesma senha utilizadas pelos editores e percebeu que algo estava diferente no painel administrador, tinha dois novos plugues instalados no site para efetuar backup em nuvem, e copiar os dados como usuários, senhas do site e informações pessoais. Já no painel de usuários, tinha uma nova conta cujo o nome do administrador era ‘Cesar Folha’ e tinha acesso total a todas as informações do site. Após ver a gravidade da situação, nosso suporte técnico removeu todos os plugues novos e mudou todas as senhas do site, servidor, banco de dados, emails entre outros.

Segundo o suporte técnico, o responsável pela invasão se realmente foi um hacker não tinha más intenções, logo após ter alterado a senha do site e feito todas as modificações, voltou atrás e colocou a mesma senha utilizada pelos editores. O ataque não causou nenhum dano ao site, se chegou a levar algo do nosso site foram apenas, imagens, textos e documentos como estatísticas de acessos, largura de banda, limite do disco, os emails não foram afetados. Documentos sobre contratos de publicidades, dados de usuários e documentos pessoais, cartões de crédito não foram afetados já que não ficam armazenados no servidor do site, mas em um HD externo.

O suporte técnico também informou que o email cadastrado com o novo usuário está sob sigilo e será investigado pelo Departamento Jurídico do Site, através de informações dos últimos acessos, geolocalização, DNS e IPs. E informou ainda que em breve está instalando um novo certificado SSL para aumentar no máximo a segurança do site. O atual certificado é auto assinado e está causando problemas.

Da redação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Aos 18 e 14 anos, dançarinas do Bonde das Maravilhas ficam grávidas e se afastam do grupo

Luís Eduardo Magalhães: Acidente no perímetro urbano da BR 242 deixa duas pessoas feridas