em ,

Caixas eletrônicos serão unificados e clientes poderá sacar em qualquer banco

Os correntistas dos principais bancos do país vão poder fazer saques em qualquer caixa eletrônico de qualquer banco, acabando com a necessidade de buscar o caixa especifico de sua instituição financeira. Isso vai ser possível, pois os principais bancos brasileiros fecharam recentemente um acordo para compartilhar os equipamentos. A empresa que hoje administra o “Banco 24 […]

caixas-eletronicosOs correntistas dos principais bancos do país vão poder fazer saques em qualquer caixa eletrônico de qualquer banco, acabando com a necessidade de buscar o caixa especifico de sua instituição financeira.

Isso vai ser possível, pois os principais bancos brasileiros fecharam recentemente um acordo para compartilhar os equipamentos. A empresa que hoje administra o “Banco 24 horas”, a TecBan, unificará o serviço em todo o Brasil.

A ideia é reduzir custos e ganhar eficiência. Ao dividir o mesmo terminal, as instituições financeiras diminuirão gastos com transporte de valores, segurança, equipamentos e manutenção. Para o cliente, a vantagem será a multiplicação de postos de autoatendimento, já que ele poderá usar a rede de todos os bancos. O correntista não precisará pagar qualquer taxa extra pela unificação desses serviços.

De acordo com fontes do mercado, falta apenas a aprovação da operação pelo conselho de duas instituições financeiras para viabilizar o redesenho legal da TecBan. Os executivos do setor decidiram copiar o modelo da Visanet, empresa criada pelos bancos para gerir as operações com cartão de crédito. Assim, cada banco terá uma participação por cotas. Essa divisão alterará a formação atual da TecBan.
 
No início, será oferecido um pacote básico com saques, extratos e depósitos. Depois, com a atualização tecnológica, poderão ser feitas outras operações como, por exemplo, crédito consignado.

A pressão para o compartilhamento aumentou depois que Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil se uniram. Além de dividir o terminal, os dois bancos oficiais montaram um programa conjunto de compras para barganhar preços menores um dos executivos envolvidos na negociação.(OG)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Transposição: Água do rio São Francisco, só em 2025

Professores universitários postam no Facebook crítica contra pobre em avião