em ,

Transnordestina chega antes da FIOL e pode ajudar nas exportações baianas

Se depender do entusiasmo do ministro dos Transportes, César Borges, a conclusão das obras da ferrovia Transnordestina, que ligará Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), poderá acontecer antes do final de 2016 e se constituir em alternativa para a retirada da soja do Piauí e do Oeste baiano, se […]

transnordestinaSe depender do entusiasmo do ministro dos Transportes, César Borges, a conclusão das obras da ferrovia Transnordestina, que ligará Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), poderá acontecer antes do final de 2016 e se constituir em alternativa para a retirada da soja do Piauí e do Oeste baiano, se a FIOL continuar seu processo de atrasos. O ministro dos Transportes enfatizou, em audiência pública de setembro do ano passado, a importância desta ferrovia e destacou a capacidade de produção agrícola da região. “Esse é um passo muito importante para o Brasil e reforçamos a importância da conclusão do projeto da Ferrovia Transnordestina”, disse Borges.
Em visita ao Nordeste, também no mês de setembro, a presidenta Dilma Rousseff salientou que a Ferrovia Transnordestina impulsionará o desenvolvimento na Região Nordeste, diminuirá ainda mais as desigualdades. Ela também sinalizou que a expectativa é que a ferrovia movimente cerca de 30 milhões de toneladas em cargas de grãos.

mapa_transnordestina_novo

Ao todo, são 1.728 quilômetros que irão permitir a interligação dos estados brasileiros e a integração da Região Nordeste.
De acordo com informações do Blog do Planalto, o projeto vai encurtar distâncias entre as regiões para reduzir custos e potencializar o escoamento de grãos e minério. A ferrovia vai ligar os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. A Ferrovia Transnordestina é um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem como objetivo potencializar o transporte de cargas no Nordeste.

Eliseu Martins está a 620 km de Barreiras, pela BR 135, uma rodovia de muitas carências para transporte pesado, mas que com algum investimento poderá a ser a nova rota da soja baiana.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

LEM: Assaltante, ruim de volante, capota carro recém roubado

Jovem de 15 anos diz estar grávida de Cristo e família acredita; pastor é preso. Veja vídeo