em ,

Malware brasileiro se disfarça no Chrome para roubar informações

Informações de laboratório de segurança digital deixam claro que consumidores brasileiros estão sendo afetados pelo problema Um novo tipo de praga virtual está afetando os usuários brasileiros e roubando informações muito importantes de todos os infectados. Trata-se de um malware que está se espalhando sob um arquivo executável chamado “MulheresPerdidas.exe”. Ele se instala nos computadores […]

Informações de laboratório de segurança digital deixam claro que consumidores brasileiros estão sendo afetados pelo problema

(Fonte da imagem: Reprodução/ESET)
Fonte da imagem: Reprodução/ESET

Um novo tipo de praga virtual está afetando os usuários brasileiros e roubando informações muito importantes de todos os infectados. Trata-se de um malware que está se espalhando sob um arquivo executável chamado “MulheresPerdidas.exe”. Ele se instala nos computadores e fica escondido no Google Chrome, capturando e retransmitindo todas as informações para servidores remotos — criando ainda páginas falsas para que os afetados digitem seus dados.

Segundo informações do laboratório ESET América Latina, o malware utiliza-se de técnicas bem conhecidas para se propagar pela internet. Uma delas é a infecção com utilização de um “dropper” — “que instala outros arquivos no sistema para se propagar de forma que o usuário não identifique sua presença”, de acordo com a própria ESET. Outra prática seria a já mencionada criação de páginas falsas.

Camuflando-se sob a forma de outros arquivos de nomes bem conhecidos pelos usuários e também pelo sistema operacional (todos instalados após a execução do “MulheresPerdidas.exe”), o malware consegue criar campos de preenchimento de informações relevantes no navegador Google Chrome — que pode ter sido escolhido por causa da ampla pública. Com isso, os usuários acabam digitando seus CPFs, contas e senhas bancárias diretamente para os hackers, sem qualquer suspeita.

Segundo Camillo Di Jorge, gerente da ESET Brasil, o país “tem muitos casos de malwares bancários. No entanto, o grande perigo dessa nova ameaça é a obtenção de informações sigilosas, que impactam diretamente nos usuários.”. O mesmo executivo também afirma que é “recomendável ter uma solução proativa de segurança instalada no computador e atualizar constante e continuamente todas as aplicações”.
ESET

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Quase um ano após sofrer AVC, padre Zezinho é internado de novo

Justin Bieber aparece pelado e surpreende avó com serenata