em

Heaven Delhaye ensina uma receita leve para os dias de folia

Salada Niçoise é um prato francês completo A apresentadora e chef de cozinha Heaven Delhaye ensina uma refeição leve, que cai bem  nos dias dias de folia e nos mais quentes. Segundo Heaven, a salada Niçoise vem da cidade de Nice, na região de Provence ,na França. E têm todos os traços mais típicos da culinária mediterrânea, com folhas verdes, peixe fresco, azeite […]

Salada Niçoise é um prato francês completo

Receita leve para os dias de folia. Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Receita leve para os dias de folia. Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

A apresentadora e chef de cozinha Heaven Delhaye ensina uma refeição leve, que cai bem  nos dias dias de folia e nos mais quentes.

Segundo Heaven, a salada Niçoise vem da cidade de Nice, na região de Provence ,na França. E têm todos os traços mais típicos da culinária mediterrânea, com folhas verdes, peixe fresco, azeite de oliva, tomates vermelhos e doces contrastando com o salgado das azeitonas.

INGREDIENTES

– 3 batatas pequenas 

– 1 folha de louro 

– 3 dentes de alho 

– Pedaço de atum em posta (se não conseguir achar atum fresco, uma possível solução é usar o atum enlatado para esta receita, não fica tão bom, mas quebra o galho) 

– Sal Pimenta do reino 

– Pimenta dedo de moça 

– Azeite 

– 3 unidades de aliche ( um ingrediente que as pessoas acabam tendo um grande preconceito, mas sem ele a Salada Niçoise não teria seu gosto característico. Experimente ) 

– 5 unidades de cebolinha 

– Vagens frescas 

– Ervilhas frescas 

– Mix de folhas variadas 

– Azeitonas pretas com caroço  

– 4 tomates-uva cortados em 4 

-3 ovos cozidos e descascados cortados em 4

MODO DE PREPARO

Depois de lavar, corte as batatas em quatro partes. Coloque-as para cozinhar em uma panela pequena com água. Para dar sabor às batatas, acrescente à panela a folha de louro, sal e 1 dente de alho com casca e deixe cozinhar.  

Aqueça uma frigideira para o atum. Tempere a posta do atum com sal, pimenta do reino e azeite. Lembre-se de passar bem o tempero em todos os lados do peixe. Coloque para dourar na frigideira. Dica: deixar por 30 segundos de cada lado já é suficiente, para que ele fique bem mal passado, que ‘e  característico de uma Salada Niçoise.  

Enquanto atum descansa, é hora de preparar o molho. Dica: use um pilão para amassar os ingredientes, o sabor ficara bem mais intenso.  ( se não tiver um pilão, o molho pode ser feito no liquidificador ) 

Lembre-se: caso não tenha um pedaço de atum fresco, a receita pode ser feita com atum em lata.  

Acrescente o aliche, 2 dentes de alho descascados,  1 pedacinho de pimenta dedo-de-moça. Corte a cebolinha em pedaços menores  e também adicione. Coloque um pouco de sal e azeite de oliva. Macere com o pilão. O molho está pronto.  

Retire as bases das vagens e corte-as em sentido diagonal. Coloque em água fervente por 1 minuto e depois retire-a e coloque rapidamente em uma vasilha com água e gelo ( esta ‘e uma técnica que vai parar de uma vez com o cozimento dos seus legumes e deixar eles com aquela cor esverdeada forte e com cara de bem frescos). Faça o mesmo procedimento com as ervilhas.  

Quando as batatas estiverem prontas, retire a folha de louro e o dente de alho e coloque-as em uma vasilha. Acrescente as vagens e as ervilhas. Depois, entre com o molho e misture tudo. Dica: Misture o molho enquanto as batatas ainda estiverem quente, por que assim eles se comportam como esponjas, absorvendo todo o molho e ficando muito mais saborosos… 

Para a montagem do prato, faça a base com o mix de folhas. Depois, fatie o atum, que deve estar só selado e bem mal passado por dentro e acrescente no meio do prato. Coloque os ovos cozidos e os tomates-uva cortados ao meio. Retire o caroço das azeitonas e também acrescente à salada. Para finalizar, acrescente as batatas, as vagens e as ervilhas. Bom apetite… 

Heaven Delhaye. Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Heaven Delhaye. Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

De fio dental, Pri Santtana quase mostra demais ao participar do último ensaio técnico do Tatuapé

Atividades do Soja Plus recomeçam em março no Oeste da Bahia