em ,

Dia Internacional da Mulher: Famosas falam sobre trabalho, preconceito, estupro e orgulho de ser mulher

Nunca foi fácil ser mulher, mas a luta, perseverança e orgulho de muitas mulheres tornaram hoje o mundo um pouco menos preconceituoso e mais digno para o gênero feminino. Famosas como Bella Falconi, Renata Molinaro (Modelo e ex-Panicat), Wendy Tavares (Panicat), Renata Spallicci (Executiva Fitness) e Priscila Santtana (Musa mais sarada do Carnaval) falam como […]

Nunca foi fácil ser mulher, mas a luta, perseverança e orgulho de muitas mulheres tornaram hoje o mundo um pouco menos preconceituoso e mais digno para o gênero feminino. Famosas como Bella Falconi, Renata Molinaro (Modelo e ex-Panicat), Wendy Tavares (Panicat), Renata Spallicci (Executiva Fitness) e Priscila Santtana (Musa mais sarada do Carnaval) falam como é ser mulher neste dia mais do que especial.

Bella Falconi

Infelizmente vivemos num mundo preconceituoso e esse preconceito afeta, também, o universo feminino. Ainda somos julgadas incapazes e inferiores aos homens para determinadas cargos ou tarefas. Contudo, acredito que esteja menos pior do que nas gerações passadas, onde as mulheres eram criadas, literalmente, para ficar em casa, cuidando apenas da família. Hoje temos mais independência e mais voz. Mas ainda enfrentamos grandes desafios na sociedade. Antes de ser mãe eu me orgulhava de ser mulher pelo simples fato de ser mulher (se é que isso faz algum sentido). Hoje, me orgulho de ser mulher pela capacidade de carregar um filho no ventre, de gerar uma vida dentro de mim. Isso é seguramente o que faz do universo feminino ainda mais mágico. Existe uma luz diferenciada nas mulheres, somos frágeis e extremamente fortes ao mesmo tempo, isso é mágico!

Bella Falconi. Foto: Divulgação / MF Assessoria

O que me faz às vezes não querer ser mulher? A menstruação! (risos). Todo ser humano tem o seu talento e o seu valor, independente do sexo. Mas as mulheres sem duvida trazem um toque especial a qualquer projeto, temos um olhar diferenciado dos homens. Somos mais alma e mais coração e, muito embora ainda haja muitas mulheres duronas no mundo, ainda assim a alma sempre “grita” mais alto no nosso mundo. Somos mais sensíveis e essa sensibilidade é sempre bem vinda em qualquer âmbito. A beleza de uma mulher não está em absolutamente nada do que ela usa (ou deixa de usar). Mas em sua capacidade de enxergar a sua luz e de permitir que essa luz ilumine a escuridão do mundo.

Renata Molinaro (Modelo e ex-Panicat)

Renata Molinaro
Renata Molinaro. Foto: MF Press Global

Acredito que a mulher a cada dia conquista mais espaço e respeito nesse mundo machista, mas acho que mais do que combater um machismo, é necessário entender que tudo precisa ser equilíbrio. Vejo não só homens machistas, mas um falso machismo de homens que ganham menos que a mulher ou até mesmo são bancados por elas! Acho que o cerne do machismo está na hipocrisia! E isso é uma doença mundial! Tenho orgulho em ser mulher porque cada detalhe de ser mulher me encanta. Poder ser várias, mudar sempre sem limites e depois poder voltar atrás, em estilo, opinião, com o nosso próprio corpo mesmo… temos o poder de virar uma melancia quando engravidamos e voltar a um corpo mais maravilhoso ainda mais bonito depois de ter nenê! Tudo em ser mulher me atrai. Até mesmo as mudanças de humor, TPM… somos tantas! Impossivel de enjoar!

O que me faz querer não ser mulher? Nada! Acho que a pergunta é o que me envergonha em ser mulher… Ver tantas mulheres confundindo a liberdade e se perdendo em seus valores, ou se diminuindo para “agradar” alguém!. Uma frase de Madre Teresa de Calcutá: ” Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.

Wendy Tavares (Panicat)

Wendy Tavares
Wendy Tavares. Foto: MF Press Global

A mulher já conquistou seu espaço!!! E acredito que hoje não há mais diferença, provou e prova ser tão capaz quanto, e em algumas situações mais que muitos homens! A mulher tem um papel importante no ciclo da vida, é uma dádiva divina poder gerar, e dar Luz a uma criança. Deus nós fez mulheres sábias e delicadas para resolver com garra as situações difíceis.

Sou muito feliz por ser mulher!! Claro que temos defeitos, mas prefiro ressaltar nossas qualidades (risos) Realizada, bem resolvida, amorosa, sensível, dedicada, guerreira… entre outras diversas qualidades, etc. Na minha opinião o diferencial da mulher em relação aos homens, na questão de trabalho, vem pela dedicação, onde vejo a mulher mais detalhista, organizada e comprometida. Mulheres, nunca desistam de seus sonhos, e nunca deixem que digam que não somos capazes, pois somos!!!.

Renata Spallicci (Executiva Fitness)

Renata Spallicci
Renata Spallicci. Foto: MF Press Global

O dia internacional das mulheres é de comemoração, mas é principalmente para reforçarmos as nossas lutas! Você sabia que pelas estatísticas é mais fácil uma mulher ser estuprada do que ter câncer? E que no Brasil a cada 11 minutos uma mulher é violentada neste país. Ainda ganhamos menos que os homens e sofremos preconceito em vários setores da sociedade. Que bom seria o dia que tenhamos somente motivos para celebrar em 8 de março!

Priscila Santtana (Musa mais sarada do Carnaval)

Priscila Santtana. Foto: Davi Borges / M2 Divulgação

É possível observar o aumento significativo da participação feminina no mercado de trabalho. Hoje, muitas como colaboradoras, mas também, grande quantidade exercendo o papel de líder, desenvolvendo suas habilidades, provando que são capazes tanto quanto os homens na realização de qualquer que seja a tarefa. Ainda existem preconceitos sim, além do machismo, muitas vezes as mulheres para subirem de cargo na profissão, são humilhadas de forma que tem que satisfazer de alguma maneira o seu superior, não bastando isso, em que alguns casos as mulheres tem salário inferior ao dos homens, executando as mesmas atividades ou sendo responsáveis pelo mesmo setor.

Não é tão fácil ser mulher (risos). Nós não conseguimos dizer o que queremos em poucas palavras. Passamos horas tentando descobrir se o esmalte da amiga é rubi com rebu ou maçã do amor. Passamos horas escolhendo a lingerie paro o marido e no final ele nem lembra se você estava de calcinha. 
Sofremos para depilar. Para emagrecer. Ficamos duas semanas fazendo a dieta do chuchu, da sopa, da lua. Vivemos no mundo da lua. Queremos ir para a lua… eu pelo menos! Sabemos equilibrar maravilhosamente num salto alto e ás vezes até despencamos dele…com classe! Choramos por tudo, choramos por nada. 
Mulher é assim, acha que pode tudo. Quer ser uma excelente profissional, uma excelente mãe, uma excelente amiga. E se não bastasse ainda tem que dar conta de ser esposa, amante, cozinheira, faxineira, psicóloga… Somos taxadas como loucas, neuróticas, exageradas, sentimentalistas, quando na verdade a só queremos um pouco mais de sensibilidade no mundo.

As situações mais chatinhas para mim que sou mulher são na hora de de lavar, escovar, e modelar os cabelos..na hora de começar a se maquiar para aquela festa enquanto seu boy está deitado esperando você terminar para ele começar a se trocar e pronto, 5 minutos ele está lindo …na hora de estar em cima do salto a horas com dor e ele estar pulando como se não houvesse amanhã, por sentir tantas sensações diferentes naqueles dias do mês, que só quem sabe entende…

A cada dia que passa, a mulher consegue provar que é capaz de desempenhar qualquer tipo de função, seja operacional, administrativa ou gerencial. Já é de sua natureza ter um perfil multitarefa, talvez, uma habilidade aguçada pelo próprio instinto materno. A mulher tem que pensar nos afazeres domésticos, no mercado, nos filhos, no marido, na saúde e até na estética. Não que o homem não tenha este papel também, mas ainda é a mulher que tem que pensar se tudo está correndo bem, além de dedicar à sua vida profissional. Isto só mostra o quanto a mulher possui habilidade gerencial e de grande potencial por ter que “pensar em tudo”. A beleza da mulher deve avaliar-se não pelas proporções do corpo, mas pelo efeito que estas produzem.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Programa estadual conduz jovens ao mercado de trabalho

Programa estadual conduz jovens ao mercado de trabalho

Bia Maya

Bia Maya lança “Coração Idiota” e quer conquistar o Nordeste Brasileiro