em ,

Quais são os equipamentos necessários para motocross e trilha?

O Motocross (ou MX e MotoX) é uma modalidade esportiva muito praticada no mundo, que foi trazida para o Brasil na década de 70.  O Motocross se trata de uma prova realizada em circuitos fora da estrada, com obstáculos considerados naturais. De uma maneira mais sucinta, pode-se dizer que o MotoX é a forma mais […]

O Motocross (ou MX e MotoX) é uma modalidade esportiva muito praticada no mundo, que foi trazida para o Brasil na década de 70.  O Motocross se trata de uma prova realizada em circuitos fora da estrada, com obstáculos considerados naturais. De uma maneira mais sucinta, pode-se dizer que o MotoX é a forma mais popular do mundo de corrida de motocicletas e são várias as categorias existentes: Arenacross, Trial e Enduro.

Para dar início a prÁtica de MX é necessário ter em mente um princÍpio básico: Segurança em primeiro lugar sempre! Por conta disso, os equipamentos para motocross são fundamentais para garantir a segurança na prática do esporte e a integridade física do piloto.

Ter uma moto adequada para este tipo de atividade é apenas o primeiro passo para iniciar no Motocross ou até mesmo para aquelas trilhas de final de semana. Estar bem equipado é um dos princípios básicos dos praticantes de e trilhas e também do Motocross e suas variações. Logo , o praticante terá que adquirir alguns equipamentos para Motocross essenciais, tais como capacete, botas, colete, luvas, roupas, entre outros.

Veja abaixo os equipamentos mais indicados para praticar Motocross com segurança:

1. Capacete

O item mais importante (e de uso obrigatório) é o item responsável por proteger a cabeça do atleta. São vários os modelos, cores e tipos disponíveis no mercado, mas o mais importante de tudo é atentar para que o capacete fique justo na cabeça, sem apertar ou ficar solto demais.

2. Botas

As botas são itens muito importantes para a proteção das canelas do atleta de motocross. Suas ponteiras de metal no bico servem para evitar que os dedos dos pés sofram lesões em uma possível situação de queda.

3. Óculos

Além de oferecer ao piloto proteção contra raios UVB e UVA (em caso de óculos escuros), os óculos de motoX são equipamentos importantíssimos para que pequenas e médias partículas (como poeira, pedras, bichos, além de objetos maiores como galhos, por exemplo) não entrem em contato com os olhos do esportista.

As lentes dos óculos de MX podem ter funções diferentes dependendo da sua cor. As transparentes são ideais para dias nublados ou com neblina, enquanto as amarelas são ótimas para pilotar à noite e em dias com neblina. Já as escuras são perfeitas para dias ensolarados. Existem também as lentes de grau, sendo, inclusive, bifocais.

4.  Roupas

As camisas e calças garantem a proteção do corpo do motociclista. No entanto, para iniciantes, as camisas e calças não são tão essenciais. Uma boa camisa de manga comprida pode ser utilizada sob o colete. Em relação à calça, é importante um reforço nos quadris. Vale destacar que ambos precisam de uma boa ventilação. As roupas para motocross e trilhas podem ser compradas no tamanho do manequim de quem vai utilizar a roupa, diferente das botas, que precisam ser até 2 números maiores dependendo do modelo.

5. Luvas, cotoveleiras e joelheiras

Proteger as mãos, joelhos e cotovelos quando se pratica o motocross é praticamente regra básica. Isso porque, qualquer tipo de lesão nas áreas mencionadas acima pode impedir a prática do esporte até que a cicatrização ocorra. Por esse motivo é imprescindível o uso de luvas, cotoveleiras e joelheiras de qualidade e confortáveis.

6. Colete

O tórax e os ombros são grandes alvos para quem pratica esse esporte já que eles ficam expostos a armadilhas do trajeto e são muito sensíveis. Para uma melhor proteção, você deve optar por um colete que absorva o impacto desses imprevistos.

7. Sistema de Hidratação

A hidratação é importantíssima para a prática do motoX e são várias as opções de produtos para isso. O tradicional cantil ou a garrafa de água na bag são os sistemas mais comuns – e baratos. Caso possa despender de uma verba maior, a dica é o camel back. Ele permite que você beba água em uma mangueira, sem precisar parar a moto, e ainda mantém o líquido fresco por horas de trilha.

8. Cinta abdominal

A cinta abdominal serve para ajudar a manter a postura correta e as vísceras bem firmes. O seu uso pode evitar lesões seríssimas e por isso trata-se de um equipamento muito importante.

Seja você um piloto experiente, ou um iniciante, não deixe a sua segurança em segundo plano, isto é, jamais pilote sem os equipamentos de motocross e trilhas necessários. Ter uma moto adequada para a prática da atividade é importante, mas é preciso levar em conta, principalmente, a segurança e assim evitar possíveis surpresas negativas que estraguem a sua experiência.

Quando se trata do Motocross, é preciso ficar atento, pois, mais cedo ou mais tarde o condutor vai ter a triste experiência de cair. Para evitar danos a saúde e a integridade física do profissional, é de extrema importância que os profissionais usem equipamentos de segurança para que possam praticar suas trilhas de forma segura.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Em ensaio de futebol americano, candidatas ao Miss Bumbum elegem Tom Brady como jogador mais sexy

Em ensaio de futebol americano, candidatas ao Miss Bumbum elegem Tom Brady como jogador mais sexy

Grafitaê no Colégio Est. Leda Jesuíno

#TransformaÊ: Escolas se preparam para a segunda virada educacional Bahia