em

STJD arquiva pedido de impugnação do Flu, e Fla volta a ter 60 pontos

Presidente Ronaldo Piacente aceitou o pedido da Procuradoria e não haverá mais julgamento. CBF deve alterar a tabela do Campeonato Brasileiro em breve O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, aceitou o pedido da Procuradoria e reconsiderou a ação de impugnação do Fla-Flu feita pelo departamento jurídico do Tricolor no início […]

Presidente Ronaldo Piacente aceitou o pedido da Procuradoria e não haverá mais julgamento. CBF deve alterar a tabela do Campeonato Brasileiro em breve

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, aceitou o pedido da Procuradoria e reconsiderou a ação de impugnação do Fla-Flu feita pelo departamento jurídico do Tricolor no início da semana. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira. Desta forma, o caso foi arquivado e não haverá mais julgamento. O que deve acontecer futuramente é uma punição ao trio de arbitragem da partida (Sandro Meira Ricci, Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse).

– Nós já temos uma decisão tomada sobre os árbitros, mas ainda não conversamos com eles e isso só vai acontecer quando retornarem ao Brasil – disse Coronel Marinho, responsável pela Comissão de Arbitragem da CBF, que já havia prometido sanções em entrevista recente ao GloboEsporte.com.

Em seu despacho, Ronaldo Piacente determinou ainda que a CBF volte a homologar o resultado da partida realizada no último dia 13, em Volta Redonda, com vitória do Flamengo por 2 a 1.O Rubro-Negro volta a ter 60 pontos na tabela de classificação, a quatro do líder Palmeiras.

O pedido de reconsideração da Procuradoria, assinada pelo procurador-geral Felipe Bevilacqua, foi feito na manhã desta quinta. Na visão de Bevilacqua, a matéria jornalistica utilizada pelo Fluminense (a leitura labial da confusão feita pelo Esporte Espetacular do último domingo) não serve como prova. Segundo o procurador-geral, ”a prova de vídeo não possui valor já que houve a negativa do Inspetor de Arbitragem, assim também como a manifestação dos atletas em campo não podem ser considerada intervenção externa justamente por serem participantes”. O mesmo pedido já havia sido feito pelo Flamengo na última quarta.

Pontuação na tabela do site oficial da CBF já foi atualizada após a decisão do STJD. Foto: Reprodução
Pontuação na tabela do site oficial da CBF já foi atualizada após a decisão do STJD. Foto: Reprodução

Entenda o caso
O Fluminense alega que houve interferência externa na decisão final da arbitragem de anular o gol do zagueiro Henrique – que seria o segundo do Tricolor na partida – e, por isso, solicita a anulação da partida. Caso o pedido seja deferido, haverá uma nova partida desde o início. O Flamengo, por sua vez, ressalta que o assistente marcou o impedimento de Henrique acertadamente desde o início e manteve sua posição.

Caso semelhante em 2014
A suspensão provisória do resultado numa partida não é novidade no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o STJD aceitou o pedido do Palmeiras, que acusou a arbitragem de agir sob interferência externa ao anular um gol do argentino Barcos (marcado com a mão) na derrota por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio. No entanto, posteriormente o tribunal entendeu que não havia provas de que a anulação do gol ocorreu de forma ilegal e manteve o resultado da partida.

Polêmica do Fla-Flu foi arquivada pelo STJD. Rubro-Negro volta a ter 60 pontos no Brasileirão. Foto: GloboEsporte.com
Polêmica do Fla-Flu foi arquivada pelo STJD. Rubro-Negro volta a ter 60 pontos no Brasileirão. Foto: GloboEsporte.com

(*As informações são do Globoesporte)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Michelle Lewin, a nudez que não vemos na Bruna Marquezine, podemos ver em sua sósia

Miss São Paulo Jéssica Vilela curte madrugada em show de gravação do DVD de Juliano Cezar em Ribeirão Preto