em

Empresa usa estratégias da imprensa como diferencial para alavancar resultados de seus clientes na mídia social

Você é o que você posta. A Rede social tomou o lugar dos cartões de visitas, websites pessoais e corporativos, e tornou-se a maior vitrine que existe sobre quem você é, o que você faz e aonde você pode chegar. Utilizando-se de conceitos do jornalismo e da imprensa, empresa de mídia social em transformado perfis […]

midia-social
Foto: Reprodução

Você é o que você posta. A Rede social tomou o lugar dos cartões de visitas, websites pessoais e corporativos, e tornou-se a maior vitrine que existe sobre quem você é, o que você faz e aonde você pode chegar. Utilizando-se de conceitos do jornalismo e da imprensa, empresa de mídia social em transformado perfis nas redes sociais com pouca interação em contas atrativas e com alto engajamento. Como isso é possível?

De acordo com Fabiano de Abreu, jornalista e CEO da MF Press Global, grupo de comunicação luso-brasileiro que também é uma assessoria de imprensa, o jornalismo sempre caminhou junto da mídia social, e hoje dependem um do outro. Para Fabiano, é notório que os principais veículos de comunicação compreendem a importância e a força das Redes sociais, e usam de elaboradas estratégias para impulsionar notícias e conteúdos diversos através dessa poderosa ferramenta: “Imagine a sua rede social sendo cuidada por jornalistas. Nossa empresa faz  a gestão de rede social, imagem e personal branding tanto de artistas, e personalidades, como também médicos, profissionais liberais, e com grandes resultados.”

Qual o diferencial de uma empresa de assessoria de imprensa para mídia social? Em resposta, Fabiano responde levanta os principais tópicos que justificam a união entre a assessoria de imprensa, o jornalismo e mídias sociais:

O Leitor é atraído pelo título

O título precisa ser atrativo, e deixar subentendido o restante do conteúdo. Do mesmo modo, a frase no Instagram é um título, e com poucas palavras, precisamos dizer tudo. As pessoas não querem ver textos longos nas redes sociais. As legendas das imagens e os posts no Facebook precisam ser curtos e objetivos.

Credibilidade

A vinculação de posts na rede social com artigos publicados na imprensa trazem credibilidade, e favorecem inclusive a verificação do perfil. A imprensa é como um carimbo, que valoriza o seu perfil. Ter uma assessoria que faça essa conjunção é um grande diferencial.

Estratégias de Alcance

Assim como a imprensa é estudada em relação ao alcance e ao público que comunica-se, isto é usado na rede social (target). Essas estratégias de identificar potencial audiência e segmento ao qual o post ou o perfil encaixa-se é muito importante.

Imagem

O jornalismo trabalha com imagens, tal qual a rede social. Conseguimos identificar quais imagens tem o potencial para atrair a atenção do público.

Verificação do Perfil

Um perfil verificado traz credibilidade e atrai potenciais parcerias. O selo é concedido a pessoas comprovadamente públicas, e uma assessoria de imprensa tem o papel de promover conteúdo relevante na imprensa e vinculá-lo ao perfil na rede social do cliente, apresentando as provas para o Facebook e o Instagram, que tornam possíveis a verificação.

Plataforma

Nossa assessoria de mídia social tem uma plataforma própria para aumentar a interação e impulsionar posts, de modo a tornar conteúdos virais e divulgar pessoas e empresas.

“Eu não prometo, eu parto do princípio da prova. E já está mais do que provado que é impossível não ter bons resultados com investimento em mídia social”.

Aprovação

A imprensa tradicional depende de aprovação editorial para publicar conteúdos, o que não ocorre na mídia social. Por isso, redes como o Twitter, Instagram e Facebook são muito dinâmicas, e às vezes acabam por trazer informações muito mais rápido que os jornais e portais de notícias.

Hashtags

Hashtags, levantamento de perfis, ferramentas SEO utilizados numa publicação não deixa de ser uma forma de “tagueamento” que ja é utilizado pela imprensa e pelos jornalistas há muito tempo, o que mostra as similaridades entre ambas.

Fabiano afirma não poder revelar todos os seus segredos profissionais, e deixa claro que ainda que revelasse, não seria algo simples de ser aplicado: “existem muitos segredos para alavancar audiência, e por questão profissional não posso revelar todos. Nas ainda assim, mesmo que o fizesse, para funcionar dependem da criatividade e de conhecer a fundo ambos os segmentos”.

Da Folha Geral, no Rio*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

guarda chuvas, sombrinhas, umbrellas-816338_1280

Chove chuva, chove sem parar

UPB e Caixa capacitam gestores sobre contratos para reduzir burocracia

UPB e Caixa capacitam gestores sobre contratos para reduzir burocracia