em

Conseguiu um emprego temporário? Veja 7 dicas para conseguir ser efetivado(a) em 2019

Ilustração. Foto: Divulgação

De acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) mais de 400 Mil vagas temporárias foram geradas no final de 2018. Esse dado é animador, pois representa uma alta de 10% referente ao mesmo período do ano de 2017. Quando comparamos com o ano de 2016, o cenário melhora ainda mais: a alta representa cerca de 22%. O estado campeão de contratações é São Paulo (67,27% das vagas), seguido pelo Paraná (Mais de 32 Mil vagas) e Rio de Janeiro (Mais de 25 Mil vagas). Entretanto, nos demais estados o movimento de contratações temporárias também continuam aquecidos.

Essa alta foi sentida tanto na indústria quanto no comércio e serviço. Com o 13 salário, o poder de compra dos brasileiros aumenta, e por isso se faz necessários mais profissionais para atender essa demanda. Segundo ainda a ASSERTTEM , nichos como farmacêuticos, químico e de alimentação foram os mais aquecidos.

“Na Minds English School ocorreram várias contratações, aumento de até 10% do quadro de colaboradores temporários para essa época do ano. Isso porque as matrículas das crianças e adultos têm um pico de efetivação entre Dezembro, Janeiro e Fevereiro”, explica a CEO da rede de inglês, Leiza Oliveira. As contratações temporárias começaram em Novembro para dar tempo de treinar as novas equipes nas 5 regiões do país. Como são mais de 70 escolas, as contratações foram feitas no mês 11 para que todas as unidades conseguissem trabalhar da mesma forma com esses profissionais temporários. Desses 10% geralmente a efetivação acontece com cerca de 5% em Fevereiro/Março desse ano.

Emprego temporário! Como ser efetivado(a)

Muitos dos melhores profissionais fixos que a Minds Idiomas têm começaram como temporários e há alguns critérios que adotamos para escolhê-los.

Leiza Oliveira, especialista da Minds Idiomas, separou 7 dicas para ser efetivado:

1. Fique atento(a) a Cultura e Valores Organizacionais

competências, trabalho, emprego
Ilustração. Foto: Divulgação

Seja o profissional estagiário ou temporário, o objetivo final não deve ser a efetivação. A efetivação deve ser parte do processo. Ou seja, analise se a empresa realmente tem valores similares aos seus e caso positivo exponha a sua vontade de ser efetivado. A contratação permanente acontecerá como consequência de como você trabalha e se adapta a Cultura Organizacional. Mas lembre-se: não tente ser algo que você não é ou que não acredita. Aproveite o tempo de temporário para olhar com atenção o clima da empresa e as pessoas com quem está convivendo.

2) Fique longe da rádio peão e/ou WhatsApp peão

loja com whatsapp
Ilustração. Foto: Divulgação

É importante que você se relacione na empresa e converse com os seus colegas sobre as experiências deles no local. Porém, lembre-se que as suas percepções devem ser formadas por você. Se mantenha longe dos colaboradores “tóxicos” e que muitas vezes estão insatisfeitos, mas não fazem nada para mudar as próprias situações.

3) Abrace o que realmente cabe nos seus braços

mulher abracando árvore
Ilustração. Foto: Divulgação

Claro que é importante ser proativo e ir além das obrigações diárias, porém cuidado com a “síndrome do faz tudo” para conseguir uma efetivação. Vale ser responsável e “abraçar” as atividades que realmente você dará conta e fazê-las de forma inovadora. Se envolva com os demais setores se realmente tiver aprendido rápido as suas funções e tiver um tempo livre.

4) Ouça mais, fale menos

tentando ouvir melhor
Ilustração. Foto: Divulgação

Essa premissa parece óbvia, mas na prática muitos profissionais a esquece. Para conhecer o ambiente de trabalho, a rotina, os colegas e principalmente os gestores que podem lhe efetivar é importante ouvi-los. Todos temos histórias interessantes e você pode aprender com as pessoas com quem quer ser efetivado. Ouça-os com atenção.

5) Pesquisa sobre a empresa: dentro e fora dela

óculos, lupa, livro, cafe
Ilustração. Foto: Divulgação

Ferramentas como Linkedin e Love Mondays facilitam muito essa busca online. Ambos apresentam avaliação dos profissionais sobre empresas e a primeira ainda tem vagas que são possíveis de serem acessadas baixando um app no Smartphone. Aproveite essas facilidades da tecnologia e também do contato presencial. Converse com os funcionários da empresa, de todos os cargos, não se limite a saber apenas da área que quer ser efetivado e/ou que atua. Perguntes aos colegas da empresa se estão felizes, a quanto tempo trabalham na empresa, quais benefícios, e etc.

6) Mostre os seus feitos

computador, empresário, empresa
Ilustração. Foto: Divulgação

Fez todas as pesquisas, conversou com os colegas, e percebeu que essa é a empresa que quer ser realmente efetivado(a)? Chegou o momento de mostrar aos seus gestores a execução das suas atividades. É lembrado quem é visto. Esse ditado é antigo, mas é um fato. Faça uma apresentação bacana e/ou converse de forma privada com o seu gestor no café da empresa. Mostre as suas inovações nos processos. Se realmente a empresa tiver a oportunidade de efetivar alguém, o seu gestor lembrará dessa sua proatividade e esforços diários.

7) Força na peruca

keep calm
Ilustração. Foto: Divulgação

Não aconteceu a efetivação? Lembre-se que a modernização da Lei 6019/17, em vigor desde Abril do ano passado, trouxe ampliação do prazo de contrato temporário. De até 90 dias para até 180 dias. Por isso, não tenha pressa. Continue se dedicando diariamente e caso o contrato finda e não tenha a contratação fixa saia da empresa com as “portas abertas”. A efetivação depende muito do momento financeiro da empresa e economia do país. Assim, muitas delas contratam após alguns meses de findar o contrato temporário. O desânimo tem que ser deixado de fora. Foque em fazer um bom trabalho e ser feliz todos os dias, o resto flui naturalmente.

Sobre a Minds Idiomas

Com 12 anos de existência o segredo da rede Minds Idiomas é a tecnologia aliada ao olho no olho. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds promove a teoria com a prática do inglês. Com professores especialistas na captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem a consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Por isso, utiliza de psicologia no ensino com técnicas como Meditação e Mindfulness, além de Gameficação, Quadrinhos, Board Games e muito mais. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE
restaurante, restaurant-3597677_1280

4 dicas infalíveis que vão te ajudar a gastar menos nos restaurantes

Rainha de Bateria Pâmella Gomes

Bailarina do Faustão Pâmella Gomes arrasa no look para último ensaio técnico no Sambódromo