em

Empréstimo rápido pela internet: é seguro?

Juliana precisava de dinheiro para tirar o nome do SPC. Em uma pesquisa pela internet, encontrou uma empresa que oferecia empréstimo rápido e sem restrições para quem estava com o nome negativado. Não pensou duas vezes: entrou em contato e foi informada que para fazer a análise de crédito e liberar o dinheiro era preciso […]

Ilustração. Foto: Pixabay

Juliana precisava de dinheiro para tirar o nome do SPC. Em uma pesquisa pela internet, encontrou uma empresa que oferecia empréstimo rápido e sem restrições para quem estava com o nome negativado. Não pensou duas vezes: entrou em contato e foi informada que para fazer a análise de crédito e liberar o dinheiro era preciso que ela fizesse um depósito adiantado de cerca de 5% do valor do empréstimo na conta da empresa. Juliana acaba de cair em um golpe.

O caso acima é apenas um exemplo fictício de um crime que tem sido cada dia mais comum: o golpe do empréstimo. É indiscutível que a internet trouxe diversos benefícios para todos os aspectos da nossa vida, inclusive nas finanças. Contudo, ela também trouxe alguns perigos, especialmente para quem navega sem cuidado. O golpe do empréstimo, um crime que já existia antes da era digital, também entrou online, exigindo de quem precisa de dinheiro cuidado na hora de fazer a solicitação.

Empréstimo online seguro

A internet pode trazer inseguranças, especialmente ao lidar com o próprio dinheiro. Contudo, fazer empréstimo online de forma segura é possível. As chamadas fintechs, startups com foco no desenvolvimento de tecnologias para a área financeira, estão crescendo e democratizando o acesso a crédito e serviços financeiros mais cômodos e seguros. Empresas como o MoneyMan, uma fintech internacional que oferece empréstimos pessoais online, trouxeram a possibilidade de acesso a crédito rápido e sem sair de casa.

O processo de solicitação é totalmente seguro e mesmo quem está com o nome negativado pode fazer a solicitação. Basta ter mais de 18 anos, conta em nome próprio e preencher o formulário online. A análise de crédito é realizada automaticamente sem que o solicitante precise adiantar nenhuma quantia. Caso aprovado o pedido, o dinheiro cai diretamente na conta informada em até 48 horas e o pagamento das parcelas, cujo valor deve estar bem claro no contrato, é feito mensalmente por boleto ou débito em conta. Veja mais sobre o empréstimo negativo no MoneyMan.

Como reconhecer um golpe

Apesar do aumento no número de golpes pela internet, identificar uma oferta fraudulenta e evitar ser vítima desse crime é mais simples do que parece. O maior indicativo de que se trata de um golpe é a solicitação de um depósito adiantado para liberação do valor. Nenhuma empresa idônea fará esse pedido — a prática configura crime de acordo com as regulações do Banco Central para empréstimos fornecidos pela internet ou não.

O solicitante também pode checar o CNPJ da empresa junto à Receita Federal para saber se está ativo e verificar se ela possui um escritório físico real. Mesmo que ofereça seus serviços totalmente pela internet, qualquer empresa deve possuir um endereço registrado. Cheque também se o site possui uma política de segurança e pesquise informações de outras pessoas que fizeram empréstimo com a empresa. Em caso de suspeita de golpe, o solicitante pode denunciar o problema para a ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social no telefone 0800 707 2003.

Comunidade japonesa invade a Praia de Copacabana com mutirão de limpeza e apresentações culturais neste domingo

Comunidade japonesa invade a Praia de Copacabana com mutirão de limpeza e apresentações culturais neste domingo

tecnologia, máquina de escrever, datilografia, technology-3167297_1280

Três emoções que atrapalham os autores iniciantes