em

MEI Fácil facilita relação de microempreendedor com empresas

São Paulo, junho de 2018 – O aumento significativo no número de microempreendedores individuais, o MEI, vem despertando o interesse de diversos setores e empresas, que estão criando oportunidades e facilitando a vida desses players. O Brasil tem 30 milhões de microempreendedores, com 7 milhões de MEIs formalizados, que desempenham papel fundamental na economia e […]

São Paulo, junho de 2018 – O aumento significativo no número de microempreendedores individuais, o MEI, vem despertando o interesse de diversos setores e empresas, que estão criando oportunidades e facilitando a vida desses players. O Brasil tem 30 milhões de microempreendedores, com 7 milhões de MEIs formalizados, que desempenham papel fundamental na economia e geração de novos negócios.

Infográfico MEI
Infográfico MEI

O aumento da formalização dos microempreendedores tem facilitado e muito as relações destes profissionais com empresas às quais eles já prestavam serviços, muitos como autônomos. Ao mesmo tempo esse processo tem criado oportunidades para o MEI com as empresas que exigem que o prestador de serviço tenha um CNPJ. Bons exemplos são os setores de instalação e manutenção ou de marketing direto.

Como muitas dessas empresas que lidam diretamente com diversos tipos de prestadores de serviços exigem uma nota fiscal para que o dinheiro saia de seus caixas, existe a necessidade de conhecer a burocracia e poder lidar cada vez mais com a rotina de se profissionalizar. A gestão de pequenos fornecedores dentro de uma grande empresa pode acarretar altos custos. Em um cenário onde apenas 11% dos MEIs formalizados emitem nota fiscal, sem contar os mais de 20 milhões que nem formalizados são, milhares de brasileiros têm procurado plataformas como a MEI Fácil, que hoje atua em mais de 4 mil cidades do País e conta com mais de 150 mil usuários.

De acordo com Rodrigo Salem, co-fundador da MEI Fácil, a plataforma ajuda a deixar às claras as obrigações de alguém que adere ao MEI. “Além de oferecermos facilidades de abertura da inscrição como microempreendedor individual (obtenção do CNPJ), notamos que a emissão de notas fiscais e até boletos de cobrança por parte destes profissionais tem facilitado a recorrência dos serviços para grandes e médias empresas, que já recorriam a estes profissionais, mas que encontravam complicações na hora do pagamento de suas remunerações”, conta o executivo.

Em um cenário no qual alternativas de renda extra são cada vez mais procuradas, a formalização/regularização do microempreendedor ajuda também para o futuro. “A contribuição mensal do MEI formalizado conta para sua aposentadoria e proporciona os direitos da previdência. Muitos não sabem, mas o MEI paga uma contribuição menor que a pessoa física para ter os mesmos direitos previdenciários”, completa Salem.

A MEI Fácil tem desenvolvido novos produtos que poderão facilitar ainda mais essa relação EMPRESA-MEI, fazendo com que as companhias possam também ter um ecossistema capaz de atender burocracias que antes eram capazes de impedir a execução de serviços por quem tinha o talento, mas ainda não possuía as ferramentas necessárias para se livrar dos processos engessados e burocráticos.

Profissionais, autônomos e empresas de setores como entrega, logística e transportes, manutenção, vendas diretas e eventos devem ganhar com um cenário cada vez mais regularizado e com plataformas que facilitam desde o pagamento, até a inclusão de meios de recebimentos por parte do MEI.

Sobre a MEI Fácil

Surgida após enxergar a oportunidade de auxiliar e levar serviços a milhões de microempreendedores individuais, a MEI Fácil foi fundada em janeiro de 2017 com o objetivo de ser a grande parceira dessa categoria. Com serviços de acordo com as necessidades de cada MEI, a empresa tem atuação em mais de 4,4 mil cidades.

A empresa já captou mais de R$1 milhão, sendo a última rodada feita junto ao fundo de investimentos Yellow Ventures em 2017. O grupo já se prepara para uma nova rodada para 2018: “O crescimento que superou todas nossas expectativas. Hoje, 40% dos nossos clientes vêm por indicação, o que cria um efeito multiplicador em nossa base de relacionamento. Queremos, no futuro, expandir a oferta de serviços e produtos, sem perder em mente a questão da simplicidade” finaliza Marcelo.

Marcelo Moraes, CEO da MEI Fácil
Marcelo Moraes, CEO da MEI Fácil

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Roupa Nova

Roupa Nova faz show no Dia dos Namorados na cidade de Campinas

Bahia Farm Show

Bahia Farm Show 2018 começa nesta terça-feira (5), focada nos bons resultados da safra 2017/18