em

A independência que o MEI não tem

Faltam poucos dias para acabar o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda, mas os Microempreendedores Individuais (MEIs) continuam com muitas dúvidas. “O governo propaga a ideia de que o MEI não precisa de uma contabilidade formal, e não é verdade. Esse regime tributário tem formalismos complicados e obrigatórios. Entre eles, o mais […]

Faltam poucos dias para acabar o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda, mas os Microempreendedores Individuais (MEIs) continuam com muitas dúvidas.

“O governo propaga a ideia de que o MEI não precisa de uma contabilidade formal, e não é verdade. Esse regime tributário tem formalismos complicados e obrigatórios. Entre eles, o mais comum é misturar a pessoa física com a jurídica. O contribuinte tem dificuldade de distinguir essas duas entidades”, explica Claudio Cifali, empresário contábil e especialista de outsourcing.

Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017, cerca de R$ 2.380 por mês, precisam acertar as contas com o leão até o dia 30 de abril.

Para chegar no valor a ser declarado, é preciso separar os rendimentos pessoa física, pagamentos e impostos, dos rendimentos do MEI (lucros pessoa jurídica). “Este é valor que deve ser colocado na declaração, não o que a empresa recebeu. O problema, para muitos microempreendedores, é que esses dados foram gerados no decorrer de 2017”, esclarece Claudio Cifali.

Este modelo de regime tributário traz certa autonomia, mas qualquer erro pode levar o contribuinte a cair na malha fina. Portanto, se as dúvidas persistirem recorra à contadores ou sites de contabilidade (como o Contabfácil) que formalizam os cálculos e dados necessários à serem declarados no IR 2018.

Claudio Cifali
Claudio Cifali. Foto: Divulgação

*Claudio Cifali é consultor, empresário contábil e sócio da Cifali-BPO. O executivo é graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com MBA em Contabilidade Empresarial, além de especialização em Economia Internacional e em Finanças. Tem mais de 35 anos de experiência na execução e gestão de projetos de Business Process Outsourcing (BPO) em multinacionais.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Veja as primeiras imagens de Enrico, filho de Jenny Miranda

Veja as primeiras imagens de Enrico, filho de Jenny Miranda

Bahiafarma inicia fornecimento de insulinas para o SUS

Bahiafarma inicia fornecimento de insulinas para o SUS