em

5 dicas básicas para cuidar da pele neste outono

Limpar e hidratar a pele são passos ideais para evitar o ressecamento

Ilustração. Foto: Pixabay

Neste ano, o outono deu-se início dia 20 de março e vai até dia 21 de junho. E por ser um período marcado por dias mais secos e frios devido a baixa umidade do ar, é comum que a pele se resseque com maior facilidade, podendo até descamar ou criar pequenas rachaduras.

A falta de transpiração – processo natural do corpo utilizado para baixar a temperatura interna – é um dos motivos para os problemas de pele nesta estação. Isso porque, em dias mais frios, como no outono e inverno, o corpo humano não utiliza esse processo e, consequentemente, essa hidratação natural fica em falta.

Para que você evite ressecamento e demais problemas, como a alergia, separamos 5 dicas para cuidar da sua pele nessa estação:

1. Limpe sua pele, mas evite excessos

Conforme explicamos acima, a pele já possui uma tendência de ficar mais ressecada durante o outono. Portanto, lave o rosto no máximo duas vezes ao dia, para evitar que retire a oleosidade natural e essencial da pele.

A dica especial é usar água micelar para retirar a maquiagem é perfeito para fazer uma limpeza mais suave, deixando a pele mais macia e sem ressecamentos.

2. Hidrate sua pele e seu corpo

Assim como a limpeza, a hidratação também não precisa ser tão pesada, embora seja indispensável para evitar o ressecamento e descamação da pele no outono.

Por isso, use um hidratante que seja recomendado para seu tipo de pele, tanto para o corpo quanto para o rosto. No mercado hoje, já existem diversas variações, podendo ser para peles normais, secas e oleosas, além dos tipos de hidratantes, como os umectantes, emolientes e oclusivos

A dica para hidratar todo o corpo é utilizar o hidratante logo após o banho, com ele ainda úmido.

3. Protetor solar e labial também são indispensáveis

O protetor solar é eficaz para cuidar da pele diante de qualquer exposição à luz, além das radiações solares. Por isso, usar protetor solar é essencial em todas as estações do ano para manter a pele protegida e hidratada, deixando-a saudável em qualquer ocasião.

Da mesma maneira, não podemos esquecer da hidratação dos lábios, que ficam facilmente rachados e ressecados no outono. Por isso, tenha sempre um hidratante labial perto de você.

4. Evite banhos muito quentes

Você sabia que é possível perder água através da pele? A água muito quente no banho pode favorecer essa perda, facilitando o ressecamento. Por isso, mesmo que seja muito bom tomar banhos quentes em dias mais frios, tente evitá-los sempre que puder.

5. Beba água

Não é só no verão que nosso corpo exige maior consumo de água. Com a baixa temperatura e falta de umidade do ar, ele tende a ficar seco e precisar de mais líquido. Por isso, tenha sempre uma garrafa de água por perto.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

tecnologia, industry-2633879_1280

União Internacional de Telecomunicações aprova recomendação sobre Internet das Coisas coordenada pelo Brasil

Com o tema Raízes, Ouseuse lança coleção outonoinverno 2019 na Felinju

Com o tema Raízes, Ouseuse lança coleção outono/inverno 2019 na Felinju