em

Quais pisos são ideais para residências com pets?

As residências brasileiras têm tomado uma nova configuração nos últimos anos, com o aumento da presença de animais de estimação em lares que antes não costumavam abrigar os pequenos companheiros. Segundo dados da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo, ao menos 44,3% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro e 17,7%, […]

Ilustração. Foto: Divulgação

As residências brasileiras têm tomado uma nova configuração nos últimos anos, com o aumento da presença de animais de estimação em lares que antes não costumavam abrigar os pequenos companheiros. Segundo dados da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo, ao menos 44,3% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro e 17,7%, um gato.

Com a chegada desses novos moradores, a casa precisa ser adaptada para recebê-los da melhor maneira possível, e o piso merece atenção. O revestimento adequado evita problemas como desgaste excessivo do material, escorregões, e até mesmo o incômodo que possa ser gerado com o barulho das unhas do animal quando ele corre e brinca – sobretudo em apartamentos.

Escolhendo o piso certo

Uma das escolhas mais adequadas é o piso vinílico. Fácil de instalar – podendo ser colocado inclusive em residências alugadas, pois sua aplicação é possível por cima de diversos outros pisos, ele oferece conforto acústico e térmico. Em dias muito quentes ou muito frios, ele mantém o toque agradável necessários às delicadas patinhas dos pets. Além disso, reduz sensivelmente os ruídos decorrentes dos passos dos bichinhos, sobretudo para animais maiores e mais pesados, em que as unhas podem causar um barulho incômodo no andar logo abaixo.

Os chamados pisos frios também são boas opções por conta da sua resistência e facilidade de limpeza. Enquanto o piso vinílico deve ser limpo apenas com um pano levemente úmido contendo detergente neutro, os azulejos, porcelanatos e outros do tipo podem ser lavados e esfregados com água e sabão, o que é um ponto positivo. Para quem possui vários animais em casa, é uma ótima escolha. A dica aqui é aplicar argamassa impermeável nas junções do piso, evitando que a urina do animal possa se infiltrar.

O piso laminado, que também é fácil de manter limpo e tem instalação prática, é indicado para residências com apenas um animal e preferencialmente de pequeno porte. Os pisos emborrachados também são boas escolhas.

Sempre tenha em mente, ao adquirir um novo piso, o conforto do animal e a facilidade de manutenção.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Parque da Lagoa. Foto: ACM

Semmam de Feira de Santana vai comemorar o Dia da Água com oficinas e exposição temática

Lays Neves

It girl Lays Neves dá dicas para montar look descolado e fashion