em

5 dicas para aumentar a vida útil da sua geladeira

Eletrodomésticos possuem longa vida útil mas necessitam de cuidados

5 dicas para aumentar a vida útil da sua geladeira
Ilustração. Foto: Divulgação

Os eletrodomésticos costumam ser os maiores vilões quando o assunto é gasto de energia e manutenção. Os refrigeradores, por exemplo, podem durar, em média, de seis a 10 anos, mas o descuido com o equipamento pode deteriorar o produto e fazer com que ele não opere com capacidade total. Não importa o modelo do seu eletrodoméstico: sendo geladeira duplex ou geladeira inverse, é necessário tomar algumas precauções para manter o aparelho em bom estado. Confira abaixo cinco dicas para aumentar a vida útil desses eletrodomésticos.

1. Limpeza

Fazer a completa higienização da geladeira é um aspecto importante para mantê-la livre de bactérias prejudiciais à saúde. Além disso, quando você limpa o refrigerador com frequência, também pode perceber eventuais problemas, como vazamentos. A manutenção, inclusive, é uma das principais formas de aumentar a vida útil do eletrodoméstico.

2. Localização

Pode não parecer, mas o local onde ficará o refrigerador exerce muita influência no desempenho para conservar os alimentos. A indicação é mantê-lo a, pelo menos, 15 centímetros afastado da parede. A geladeira também deve estar devidamente nivelada. Caso contrário, o funcionamento dos motores ficará prejudicado e as portas não fecharão da forma correta. Outro aspecto para se prestar atenção é o acúmulo de sujeira no condensador. Se ele não for limpo pelo menos uma vez por ano, haverá problemas na refrigeração.

3. Porta

Nada de deixar a geladeira aberta enquanto você faz outras tarefas. A estimativa do Ministério da Indústria da Espanha, publicada pela BBC, é de que o hábito provoca uma perda de ar frio no interior dos refrigeradores de até 7%. A borracha de vedação também é um dos itens mais importantes para o bom funcionamento da geladeira. Se ela começar a descolar, é prudente consultar a assistência técnica.

4. Excesso de gelo

Dependendo do modelo de geladeira que você usa, será necessário realizar o descongelamento do refrigerador por causa do acúmulo de gelo nas paredes. Se isso não for feito, o resfriamento no interior do eletrodoméstico ficará prejudicado. Os refrigeradores frost free tendem a gastar mais energia, mas, por outro lado, não necessitam que o aparelho seja desligado para efetuar o descongelamento.

5. Armazenamento

O armazenamento dos alimentos na geladeira também precisa de alguns cuidados. Não guarde alimentos quentes no refrigerador, porque eles reduzem a quantidade de ar frio no interior do aparelho. Para que o ar circule livremente, também deixe um espaço entre os produtos presentes na geladeira e as paredes do eletrodoméstico. Para funcionar corretamente, os refrigeradores necessitam de alimentos armazenados. Se você usa pouco o eletrodoméstico, deixe pelo menos uma jarra de água para manter o bom funcionamento do eletrodoméstico.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Letícia Daniela

Desfilando em duas escolas, Letícia Daniela tem também convite para bloco em Salvador e camarotes do Rio e em São Paulo

Combate aedes

Bahia emite alerta sobre aumento de 301% nos casos de Dengue em 2019