em

Descubra qual é o capacete mais indicado para você

Ilustração. Foto: Pexels

O ciclismo é considerado um exercício completo no sentido que ele trabalha diversas partes do corpo afim de manter o indivíduo fisicamente ativo e disposto. Por ser um exercício de baixo impacto o ciclismo pode ser aproveitado por pessoas de todas as idades. Porém, como todo esporte o ciclismo tem seus equipamentos, sejam eles obrigatórios como o capacete e a própria bicicleta ou opcionais como um ciclo computador, cada equipamento tem sua importância e é importante saber discernir suas qualidades e manutenção.

Nesse texto vamos apresentar qual capacete é mais indicado para você. É de conhecimento comum que o capacete é o equipamento mais importante do ciclismo, depois da própria bicicleta, tanto na cidade como em trilhas. É ele que vai te proteger caso aconteça uma queda ou batida, pensando nisso as empresas que produzem capacetes vem desenvolvendo tecnologias cada vez mais inovadoras nos últimos anos.

Nos dias de hoje você pode encontrar capacetes em vários modelos, tamanhos e com diversas designações específicas. Os capacetes de ciclismo são consideravelmente mais leves que os do motociclismo, pois costumam trabalhar com velocidades inferiores no geral, porém mesmo leves continuam suportando impactos significativos ao usuário.

Existem três modelos mais comuns de capacetes para ciclismo:

Capacete urbano

Os capacetes urbanos são os mais indicados para o ambiente urbano e para a prática das modalidades BMX, Steet e Vertical. Eles costumam ser leves e bem ventilados, sendo feitos de uma casca de plástico fina envolta de uma espuma especial anti-impactos.

Capacete aberto para ciclismo

O capacete aberto é muito popular entre os ciclistas, graças ao seu formato de concha eles dão mais aerodinâmica para o ciclista durante o passeio. Além disso eles costumam garantir mais proteção em quedas horizontais. Esse tipo de capacete é indicado para ciclistas que praticam as modalidades mountain bike e speed.

Capacete fechado para ciclismo

Os capacetes fechados são os mais pesados entre todos os modelos disponíveis no mercado, eles são recomendados para provas mais extremas que envolvem altura e alta velocidade, como a descida de montanhas (downhill) e as manobras radicais na modalidade BMX.

Como escolher o capacete mais indicado para você?

Para escolher um capacete de bicicleta você deve considerar uma série de fatores, um deles é a função, tanto as três citadas acima como as outras que existem são feitas especificamente para modalidades específicas.

O segundo fator é até mais importante que a função, a segurança do capacete, sempre tenha certeza de que o modelo que você vai adquirir tem todas as certificações de segurança possíveis. Para mais segurança recomendamos marcas conhecidas como os capacetes ASW, mesmo mantendo o design interessante cada modelo é confeccionado com materiais de qualidade, garantindo durabilidade por mais tempo e proteção extra contra possíveis acidentes.

Buscar capacetes com a tecnologia MIPS (Sistema de proteção contra impactos multidirecionais) pode ser uma boa pedida, já que o sistema sueco ajuda a minimizar as lesões ao cérebro permitindo que sua camada interna deslize dentro do casco do capacete, auxiliando na proteção contra impactos oblíquos. O sistema MIPS funciona de forma muito parecida com nosso próprio crânio, onde existe um espaço repleto de líquido viscoso em volta do cérebro que permite ligeiras movimentações para absorção de impacto.

O encaixe é um fator determinante também, não adianta muito ter um capacete que não encaixe perfeitamente na cabeça. Todo capacete deve vestir sua cabeça de forma perfeita, um método para descobrir se o capacete está encaixando bem é: com as presilhas soltas mexa a cabeça para os lados e para a frente, se o capacete deslizar ou mexer demais ele é muito grande, se ficar parado perfeitamente ele veste bem sua cabeça.

Você só deve ser capaz de encaixar um dedo entre o queixo e o protetor, dois dedos entre a sobrancelha e a base do capacete e as correias deve formar um “V” perfeito abaixo das orelhas. Seguindo essas regras você poderá definir se o capacete encaixa bem ou não.

E mesmo bem encaixado é bom que o capacete possua um bom sistema de ventilação, para que a cabeça não sobreaqueça durante o exercício.

E deve-se lembrar do peso, um capacete muito pesado dificilmente poderá ser usado em provas muito longas, em geral deve-se escolher um capacete que não pese mais quem 300g, assim evitando problemas no pescoço.

E por último devemos sempre lembrar do preço, cada capacete vai apresentar um custo benefício específico dependendo do modelo e de suas qualidades. Não adianta nada economizar em um equipamento de segurança tão importante como o capacete, recomendamos um investimento sólido para um acessório tão importante.

Hoje em dia as linhas da ASW apresentam um custo benefício ótimo, dentre seus vários modelos escolhemos três linhas para destacar hoje:

Capacetes ASW Fusion

A linha Fusion é confeccionada para atender a todo tipo de necessidades, seja off-road ou para o cotidiano. Os cascos são produzidos em policarbonato de alta resistência, que permite que o capacete se mantenha leve e confortável. As camadas são equipadas com sistema EPS de dupla resistência, o que minimiza o impacto na cabeça em caso de acidentes.

Capacetes ASW Commander

A linha Commander possui um design diferenciado, ela vem com muitas cores especiais como o capacete ASW Commander Laranja Neon. A linha Commander possui um acabamento único e muita funcionalidade para as atividades off-road. O casco dos capacetes ASW da linha Commander possuem uma camada tridimensional com múltipla densidade e grande poder de absorção em caso de impactos fortes ou medianos.

Capacetes ASW Core 18

O Core 18 é feito para sentir a adrenalina das estradas no rosto. Possui um design moderno que se encaixa com conforto na cabeça e ainda deixa o piloto cheio de estilo. Aprovados pelo INMETRO, os capacetes ASW Core 18 contam com forro removível e lavável, garantindo a substituição ou limpeza de forma prática.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para a escolha do seu capacete novo, busque sempre o capacete ideal para a modalidade que vai praticar. Escolher com calma o capacete certo fará toda a diferença na hora de uma batida ou queda. E lembre-se: sempre busque se informar bem e pesquisar antes de qualquer compra relacionada a segurança!

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

PUBLICIDADE
carro, novo, automóvel, car-934056_1280

Como manter o automóvel sempre novo?

lampada, ideia, thought-2123971_1280

Como se preparar para um concurso público