em

Como manter o automóvel sempre novo?

Ilustração. Foto: Pixabay

Se existe uma coisa que deixa qualquer motorista desanimado é pensar na perda de valor comercial do seu automóvel zero quilômetro e na provável dificuldade de conseguir recuperar o valor exato que investiu no momento da compra.

A vida útil de um carro começa a contar desde o dia em que é vendido na concessionária, basta alguns dias de uso para os desgastes naturais começarem a aparecer, e como consequência disso, acabar perdendo valor anualmente.

No entanto, não é apenas isso que colabora para a queda do preço do veículo. O estado de conservação, a presença da montadora no mercado brasileiro, os acessórios e até mesmo a escolha pela cor são fatores que contribuem no valor que será estipulado no momento da revenda.

Mas nem tudo está perdido, neste post separamos alguns pontos importantes do aspecto da depreciação para você ficar atento e encontrar diferentes formas de manter os cuidados do seu carro em dia. Confira!

Entendendo o processo de desvalorização

Concorrência
Um fator muito significativo para a perda de valor do automóvel é a concorrência. Veículos concorrentes mais modernos são, geralmente, mais caros. Logo, quando um desses carros é valorizado isso faz com que outros carros percam valor comercial.

Estado de conservação
Manter os olhos bem atentos a todos os detalhes é fundamental na hora de escolher um carro usado, e, o estado de conservação do automóvel, é um deles.

Existem arranhões profundos no veículo? Arranhões ou amassados na lataria? Todos os sinais visíveis que chamam a sua atenção negativamente devem ser levado em conta!

Quilometragem e ano de fabricação

A Quilometragem e o ano de fabricação do carro também auxiliam na diminuição do valor do automóvel, visto que, quanto maior o tempo de uso maior o seu desgaste e, consequentemente, menor o seu valor.

Características do veículo

As características do veículo não podem ser ignoradas, como o tipo de carro (categoria), os acessórios e todos os complementos instaladas no carro.

Afinal, basta um carro ter travas elétricas, levantadores elétricos de vidros e direção hidráulica, para o preço ser maior que o de um carro básico.

E quanto se trata de acessórios isso ganha ainda mais relevância, já que esses itens envolvem, na maior parte das vezes, gostos pessoais que podem ou não refletir no dos novos compradores, como também a escolha da cor do carro.

Mas como dito lá em cima, a boa notícia é que existem cuidados com o carro que você pode tomar e meios de prolongar a vida útil do veículo.

Você sabia que a manutenção do carro faz total diferença?

Quando compramos um carro, recebemos o manual do proprietário, onde consta o plano de manutenção preventiva. Esse material, apresenta indicações, como periodicidade das revisões e troca de peças do carro. Uma dica importante é seguir as orientações descritas, pois essas manutenções previnem que o veículo sofra danos maiores e, assim, que você tenha de gastar dinheiro com consertos excedentes.

Outro cuidado indispensável é a utilização dos serviços da concessionária de carros caso o veículo ainda esteja com a garantia de fábrica. Imagine se o seu carro recém-comprado der algum problema? Inconveniente, com certeza!

Em linhas gerais, a garantia legal que o consumidor tem de qualquer bem durável é conferida pelo Código de Defesa do Consumidor: 90 dias contados a partir da data da compra. Mas para minimizar os problemas, algumas montadoras oferecem garantias contratuais que dão direito a concertos gratuitos, o que significa que um veículo com garantia de três anos pelo fabricante está coberto por três anos e 3 meses.

Por isso, conhecer os detalhes sobre tempo e cobertura da garantia do veículo é essencial!

Agora que você já conhece todas essas dicas se mantenha atento para garantir o bom preço do seu automóvel.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

PUBLICIDADE
Alok visita 'Projeto Axé', ONG beneficiada por cachê doado no Carnaval

Alok visita ‘Projeto Axé’, ONG beneficiada por cachê doado no Carnaval

capacete, motocicleta, helmet-motorbike-road-167681

Descubra qual é o capacete mais indicado para você