em ,

7 destinos para curtir o inverno na América Latina

Encontre o destino perfeito para curtir o friozinho nos países vizinhos ao Brasil

O inverno começa a mostrar a sua força no mês de julho e, enquanto alguns preferem correr para baixo das cobertas, outros veem nessa época do ano o cenário perfeito para sair por aí e explorar o mundo. Na América Latina, e especialmente na América do Sul, o inverno torna ainda mais belas diversas atrações turísticas que podem ser visitadas o ano todo – mas que nesses meses ganham um charme especial.

Chegou a hora de preparar para curtir o inverno na América Latina e se aventurar em um dos muitos destinos que países como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia ou Equador oferecem. Há desde opções para quem está disposto a enfrentar temperaturas negativas como para aqueles que mesmo nessa época do ano ainda buscam temperaturas mais amenas.

Sempre é importante lembrar que se o seu destino não faz parte do Mercosul (Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai) é preciso estar com o passaporte em dia para viajar.

1 – Bariloche, na Argentina
A cidade de Bariloche ainda é um dos destinos preferidos dos brasileiros na América do Sul. Lá é o lugar perfeito para quem quer ver neve ou ainda andar de teleférico e praticar esportes radicais. O período entre junho e outubro é o que tem maior procura e, por conta disso, é preciso pesquisar bastante as opções entre as diversas estações de esqui.

Na sua lista de lugares para conhecer inclua o Cerro Otto. No topo da montanha a atração é a Confeitaria Giratória, um restaurante que se move lentamente e dá uma volta completa a cada 20 minutos. É ideal para relaxar tomando um chocolate quente enquanto você admira a paisagem.

2 – Montevidéu, no Uruguai
A capital uruguaia é outro destino cuja importância só tem crescido no coração dos brasileiros. O inverno é um prato cheio para os amantes da boa mesa, que podem saborear inúmeros atrativos da culinária local. Um exemplo disso é a deliciosa parrillada, que pode ser degustada nos bairros de Pocitos ou Buceo.

Para quem quiser combinar a boa mesa com vinhos dos mais variados tipos, a sugestão é conferir de perto uma das inúmeras vinícolas localizadas a pouco mais de 15 quilômetros do centro da cidade.

3 – Cartagena, na Colômbia
A cidade de Cartagena é um dos destinos mais atrativos da América do Sul no Verão, mas nem por isso ela perde o seu encanto no inverno. Nessa época do ano ela se torna um cenário romântico perfeito graças às pequenas ruas carregadas de muita arquitetura e história tradicionais.

Não deixe de conferir de perto a Torre do Relógio, a Plaza Santo Domingo e o Palácio da Inquisição. Termine a noite ao som de salsa em um dos diversos bares e clubes da região.

4 – Quito, no Equador
Se você gosta de inverno, mas não está disposto a enfrentar tanto frio assim, a atração que você pode conhecer é a cidade de Quito, no Equador. Por lá, a média de temperatura é de 20 graus o ano inteiro, o que garante um clima mais ameno para os seus passeios. O Centro Histórico foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO na década de 70 e merece sua atenção.

Agora, quer uma dica para descansar a cabeça e o corpo: a menos de uma hora do centro você pode visitar as Termas de Papallacta, às margens do rio Papallacta e considerada a porta de entrada para a Amazônia equatoriana.

5 – Machu Picchu, no Peru
Vinte e cinco graus de temperatura durante o dia e até zero grau nas noites de inverno. Esse é o clima que você vai encontrar nos Andes Peruanos, mais precisamente na cidade de Machu Picchu. Nas zonas altas da cordilheira se encontram destinos como Cusco e o Lago Titicaca, ambos pontos turísticos populares.

Se o seu preparo físico estiver em dia, prepare-se para enfrentar os 2,4 mil metros de altitude da região. Cada pessoa reage de forma diferente à altitude, portanto é fundamental garantir o seu seguro viagem antes de embarcar, pois caso alguma coisa dê errado você está coberto.

6 – Geleira San Rafael, no Chile
É claro que o Chile não podia ficar de fora da nossa lista de lugares para curtir o inverno na América Latina. Nossa sugestão por lá é a Geleira San Rafael, localizada na Patagônia chilena. Ela também é um Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO e conta com camadas de gelo acumuladas há mais de 30 mil anos. Um dos destaques do lugar é a belíssima paisagem, repleta de paredões de gelo e icebergs nos lagos. Simplesmente deslumbrante.

7 – Pucón, no Chile
Que tal fazer um passeio turístico por um vulcão? Na cidade de Pucón, no Chile, você pode conhecer o vulcão Villarica, que embora não ofereça perigo ainda é considerado como um vulcão em atividade. Para quem gosta de escalar montanhas, vale a pena alugar o equipamento por lá e contar com o acompanhamento de um guia profissional.
Mesmo que você não queira subir os Andes, a região oferece diversas opções ecoturísticas como esqui aquático, trilhas e rafting. Entre julho e setembro, junto à encosta do vulcão, fica em operação um centro de esqui, com infraestrutura completa, incluindo seis teleféricos, 20 pistas de esqui e snowboard e restaurantes.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Avião decolando, férias, turismo

5 destinos para quem ama viajar e badalar

Signo de Peixes – Previsão do Horóscopo do dia 15/07 a 21/07