em

Estude para o Enem 2016 gratuitamente sem sair de casa

Projeto VestibulandoWeb criou um portal para disponibilizar diversos conteúdos produzidos por educadores com o objetivo de contribuir com o desempenho dos candidatos às vagas do Ensino Superior Hoje em dia, com diversas universidades privadas aceitando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a inscrição no ProUni (Programa Universidade Para Todos) como critério […]

Projeto VestibulandoWeb criou um portal para disponibilizar diversos conteúdos produzidos por educadores com o objetivo de contribuir com o desempenho dos candidatos às vagas do Ensino Superior

Material escolar. Foto: Dino
Material escolar. Foto: Dino

Hoje em dia, com diversas universidades privadas aceitando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a inscrição no ProUni (Programa Universidade Para Todos) como critério para ingressar na graduação, cresce anualmente a procura por cursinhos especializados na etapa pré-vestibular. As instituições vão desde particulares – muitas vezes com altos valores de mensalidade – até as comunitárias que permitem maior inclusão social no processo de avaliação. Entretanto, a falta de tempo e necessidade e trabalhar antes mesmo de entrar para a faculdade pode dificultar quem deseja prestar a prova. Esta realidade é comum em todo o país – uma vez que o Enem é de abrangência nacional.

Olhando para esta realidade, foi criado o portal Enem2016 , no qual disponibilizam conteúdos para preparar candidatos gratuitamente e permitindo que eles organizem os próprios horários de leitura e exercícios. Em outros termos, a página ajuda quem precisa revisar conteúdos e não tem tempo para ir até um cursinho.

“Para a educação evoluir no Brasil, precisamos inserir as pessoas que têm menos recursos nas universidades públicas, gerando oportunidades iguais às que podem pagar por cursos específicos e professores particulares”, afirma Fabrício Marques de Oliveira, um dos criadores do site. Ao permitir o acesso a materiais didáticos referentes as mais diversas áreas do conhecimento, a ideia – agora concretizada – torna-se ferramenta tanto de inclusão quanto de aprimoramento para qualquer brasileiro interessado em continuar os estudos.

Segundo Oliveira, todo material do portal é criado por professores. Para definir quais os assuntos a serem elaborados, eles levantam as dúvidas mais recorrentes, demandas dos estudantes e alguns tópicos frequentemente procurados pelos estudantes. Os materiais teóricos são elaborados por professores em suas áreas de formação. Após escritos, são repassados aos idealizadores do site que realizam as publicações. “Informações como cronogramas dos programas do governo (Enem, SiSU, ProUni, Fies) são retiradas diretamente dos editais publicados no Diário Oficial da União”, explica.

Os professores acompanham os vestibulares e as provas do Enem e relatam os tópicos mais cobrados que servem de ideia para redação de novos materiais. Estes, por sua vez, são elaborados pelos docentes a partir de suas áreas de estudo e o que está sendo abordado nas provas de outros processos seletivos espalhados pelo país. “Inicialmente o projeto foi uma forma de facilitar a divulgação de conteúdos didáticos aos nossos alunos. No entanto, com o passar do tempo, o site foi crescendo e chegamos a obter números expressivos de visitantes de todo o país, e vimos que podemos colaborar com a democratização da educação no Brasil”, diz Oliveira.

Formado em Química, Oliveira e seus dois irmãos (um Físico e um Biólogo) atuam no Ensino Médio e/ou Superior acompanhando as provas de vestibular e do Enem, há muitos anos, no intuito de compreender as necessidades do estudante brasileiro e contribuir para o seu melhor desempenho no momento decisivo: o de iniciar sua trajetória acadêmica.

Para conhecer melhor e conferir os conteúdos do portal, datas de provas e cronogramas, basta acessar o site Enem 2016 ou acompanhar no Facebook .

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ideias para buffet de casamento diferente

[INFOGRÁFICO] Como fazer pizza de liquidificador?