em

Celebrante de casamentos dá dicas para quem não quer errar no dia do “Sim”

Gafes e saias justas são comuns em casamentos; Rafael Faria ensina como evitar Que o casamento é uma ocasião especial, todo mundo sabe. Mas não são todos que seguem as ‘regras não ditas’ de um evento como esse. Mas, afinal, o que pode ser feito em casamentos atuais e o que ainda é considerado gafe? […]

Gafes e saias justas são comuns em casamentos; Rafael Faria ensina como evitar

Rafael Faria em Cerimônia. Foto: Divulgação
Rafael Faria em Cerimônia. Foto: Divulgação

Que o casamento é uma ocasião especial, todo mundo sabe. Mas não são todos que seguem as ‘regras não ditas’ de um evento como esse. Mas, afinal, o que pode ser feito em casamentos atuais e o que ainda é considerado gafe? O celebrante de casamentos e mestre de cerimônias Rafael Faria explica. “Em um casamento, o foco principal tem que ser os noivos. Isso exige que os convidados e os demais presentes tentem participar do evento sem tirar os holofotes do casal principal. Nem sempre é o que acontece”, diz ele.

Mas não são apenas os convidados que precisam tomar cuidado nesse aspecto. Até mesmo os noivos devem seguir algumas regrinhas de etiqueta para que a cerimônia não saia dos eixos. A primeira situação que pode gerar atrito é a escolha da lista de convidados. “Em muitos casos, não é possível convidar todos os conhecidos para a cerimônia, então cortes são necessários. É possível que alguém que não tenha sido convidado fique magoado, então é preciso saber lidar com essa situação durante a organização”, aconselha Rafael.

A questão de lista de presentes também é causa de algumas dores de cabeça. Alguns casais preferem não fazer a lista, com receio de parecerem impositivos, enquanto outros fazem para facilitar a vida dos convidados, que a partir daí têm um roteiro a seguir. Porém, o cuidado maior, é na hora de pedir dinheiro ao invés de presentes. É preciso ter cautela nessa hora.

Voltando ao papel dos convidados, é importante notar que, caso o convite de casamento venha acompanhado de um RSVP, é necessário responder para que a organização da cerimônia consiga planejar a estrutura necessária. Em relação aos trajes, em casamento, eles já não são apontados no convite, pois espera-se que todos estejam trajados no estilo passeio completo, e sempre se lembrando da discrição e elegância que são esperadas em um evento como esse. “Os convidados têm que comparecer para celebrar a união daquele casal, e não para chamar mais atenção que os noivos. Durante minha trajetória como celebrante de casamentos, já presenciei diversas situações nas quais os presentes acabam de excedendo de alguma forma e às vezes arruínam um dos dias mais importantes da vida do casal. Modéstia e prudência são as palavras da vez!”, finaliza o celebrante.

Rafael Faria. Foto: Divulgação
Rafael Faria. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Pró-Semiárido investe R$ 350 milhões no combate à pobreza no interior

Dinamite Joe comemora Dia do Rock em Porto Alegre