em

Os 3 modelos de carros movidos a energia solar que você ainda verá nas ruas

Em uma sociedade altamente motorizada quanto a do século 21, carros autossuficientes representam um sonho para os consumidores, um alívio para o meio ambiente e um Santo Graal para desenvolvedores do mundo todo. Entre as possíveis formas de alcançar essa sustentabilidade, a energia solar é a que vem sendo mais aplicada através do uso da tecnologia fotovoltaica, […]

Em uma sociedade altamente motorizada quanto a do século 21, carros autossuficientes representam um sonho para os consumidores, um alívio para o meio ambiente e um Santo Graal para desenvolvedores do mundo todo.

Entre as possíveis formas de alcançar essa sustentabilidade, a energia solar é a que vem sendo mais aplicada através do uso da tecnologia fotovoltaica, que converte diretamente a luz do sol em energia elétrica e a qual, atualmente, abastece milhões de casas e empresas do mundo.

Embora já sejam uma realidade, os carros movidos a energia solar existentes ainda estão limitados aos modelos exclusivos e adaptados para competições desse tipo de veículo, como a World Solar Challenge, na Austrália e a Carrera Solar Atacama, realizada no deserto chileno.

Utilizando as células fotovoltaicas para geração elétrica (das quais são compostas as placas solares residenciais) aliadas a um conjunto de baterias para armazenamento da energia, esses veículos, embora possam atingir velocidades de até 90 km/h, possuem visual nada desejável e estão longe de atender as demandas de segurança exigida de veículos comerciais.

No entanto, com o contínuo desenvolvimento da tecnologia, alguns modelos de carros solares comerciais já estão em desenvolvimento e com a promessa de chegar as ruas do mundo muito em breve.

Confira, abaixo, os 3 modelos de carros movidos a energia solar que você ainda poderá ostentar em sua garagem futuramente:

#1 Stella

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O primeiro dos veículos saiu diretamente das corridas solares. Desenvolvido pela equipe holandesa Eindhoven, o carro solar tem uma aparência, digamos, peculiar para o que se espera de um automóvel, porém, é capaz de transportar até 5 pessoas a uma velocidade de 69 km/h. A equipe já desenvolveu 3 versões do carro solar (Stella, Stella Lux e Stella Vie), com cada novo modelo superando a eficiência e desempenho do seu predecessor.

#2 Sion

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre os 3 modelos de carros solares, o Sion, da startup alemã Sono Motors, é o que você certamente verá primeiro. Com as primeiras unidades previstas para entrega já em 2019, o SION é capaz de atingir 140 km/h e consegue rodar até 250 km somente com a energia produzida pelas suas 330 células fotovoltaicas, dispostas em sua lataria de forma quase imperceptível, visto que a cor escura destas se mesclam a cor preta do veículo (única disponível). A um preço de 25 mil euros, o SION já conta com uma lista de espera de 5 mil interessados.

#3 Lightyear One

Por fim, o Lightyear One, da startup holandesa Lightyear, promete ser o mais eficiente dos 3 modelos, embora ainda esteja rodeado de mistério e não tenha seu design revelado ao público. Mesmo assim, as pré-vendas já estão abertas e por 119 mil euros é possível encomendar a “edição pioneira”, prevista para 2020. Com espaço para até 5 pessoas e utilizando baterias para armazenamento da energia gerada, o lightyear one terá autonomia de 800 km, segundo informa a empresa, que não deu mais detalhes do projeto e nem a velocidade máxima.

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Foto: Divulgação

Com Marília Mendonça, a Tele Sena estreia campanha de São João

Ilustração. Foto: Free-Photos/Pixabay

Destinos para feriado de Corpus Christi