em

Refletindo sobre a mentira “boa”

Em 01/04/2018 quando o domingo de páscoa coincidiu com o dia da mentira o Fantástico nos contou o que acontece com o cérebro quando mentimos. E enfocou a “mentira boa”. De acordo com a reportagem a mentira ruim deixa a pessoa nervosa, ansiosa, suando e está associada ao medo, vergonha e culpa. Também destaca que […]

Em 01/04/2018 quando o domingo de páscoa coincidiu com o dia da mentira o Fantástico nos contou o que acontece com o cérebro quando mentimos. E enfocou a “mentira boa”.

De acordo com a reportagem a mentira ruim deixa a pessoa nervosa, ansiosa, suando e está associada ao medo, vergonha e culpa. Também destaca que o sucesso da experiência promove a sensação de prazer, que serve de incentivo a repetição, conduzindo assim a pessoa ao habito de mentir. A mentira boa, por sua vez, foi considerada como a mentira do bem, “aquela que se conta pra continuar o relacionamento do dia-a-dia com as pessoas”, pra não magoar, não deixar o outro triste e foi relacionada à caridade.

No entanto sendo boa ou ruim a “Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; não contar a verdade ou negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar.”. A prática da “mentira boa” se identifica muito com a da “desculpa”, ambas visam o bem, negam a verdade, fortalecem na pessoa a crença de poder e a capacidade de enganar o próximo.

Na reportagem um psiquiatra declara que a mentira gera tensão, pela dúvida, “será que a pessoa está mentindo ou falando a verdade?”, e assim a pessoa vai se frustrar muito e vai errar mais do que acertar”. Portanto a mentira semeiam a desconfiança e contribui para mais erros. Precisamos livrar a nossa sociedade desse mal, raiz de muitos outros, inclusive o da corrupção.

A mentira boa, ou mesmo a “desculpa”, com a prática vira hábito também e a pessoa perde a dificuldade que inicialmente tem ao mentir, perde a vergonha e o sentimento de culpa, da mesma forma que ocorre com a mentira ruim. Mas se o proposito da mentira boa é fazer o bem porque a verdade não pode ser usada no lugar da mentira? A mentira acaba sendo o caminho mais fácil, com a prática é mais cômodo inventar uma mentira que explicar e fundamentar uma realidade.

Existe também a crença de que a verdade pode magoar o outro e a mentira boa vem para evitar o sofrimento de um lado e o constrangimento do outro, ajudando inclusive a zelar pela imagem de bom moço de quem mente. Talvez a mentira seja como a doença, não existe boa, é ruim em sua própria essência, assim como a doença é ruim pela ausência da saúde, a mentira é ruim pela ausência da verdade. Será que não conseguimos falar somente a verdade, sem abrir mão da delicadeza e da generosidade? Podíamos tentar.

Pode ser um passo significativo na direção do bem, da paz e do progresso. Assim também estaremos trocando a hipocrisia pela sinceridade, valorizando mais a essência que a aparência, favorecendo o perdão e a humildade, contribuindo para uma sociedade de amor e alegria, quando sairmos das trevas da mentira para a luz da verdade.

Por Rosita Fonteles

*Colaborador

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de inteira responsabilidade do seu autor.

Embasa assegura R$ 728 milhões para obras de abastecimento de água na Bahia

Embasa assegura R$ 728 milhões para obras de abastecimento de água na Bahia

Marina Ruy Barbosa terá caso com Rodrigo Santoro em clipe internacional de Alok