em

Fazenda solar: tudo sobre a energia sustentável e compartilhada

Modalidade democrática e de menor custo de implantação, quando comparada às usinas, fazendas solares são potentes geradoras de energia limpa e de créditos

A geração de energia elétrica, por meio da captação de luz solar, é a modalidade que mais cresce no mundo, e no Brasil não é diferente. Neste país de dimensões continentais, a energia solar já corresponde a quarta maior fonte de geração de energia. O clima temperado característico, a localização geográfica privilegiada e a incidência generosa de luz solar tornam o Brasil um gigante em potencial na produção de energia fotovoltaica.

A fim de tirar o máximo proveito de todo esse cenário positivo, o Brasil conta com largos investimentos no setor privado e incentivos fiscais vindos do setor público. O segmento não para de crescer e, além de rentável, ainda é ambientalmente saudável. A energia limpa gerada é uma opção viável no cumprimento das metas internacionais de diminuição nas emissões de gás carbônico e, consequentemente, de poluição.

O maior expoente do potencial da energia fotovoltaica é o conceito de fazenda solar. Trata-se de uma grande área, geralmente em ambiente rural ou campo, onde um grande número de placas, chegando até mesmo aos milhares, são instaladas, resultando em uma grande capacidade de produção de energia elétrica.

Já são mais de 2.400 usinas em território nacional funcionando neste modelo, gerando até 3 MW. Essa produção é disponibilizada para clientes nos moldes da geração distribuída: esta modalidade consiste na distribuição da produção para consumidores que pagam pela energia, mas não querem eles mesmos arcar com a instalação de placas, seja por insuficiência de espaço ou fundos.

Semelhante à usina solar, a fazenda solar também é conectada à rede elétrica. A diferença fica por conta da distribuição, já que aquela não opera de acordo com as regras da geração distribuída. Outra vantagem da fazenda solar é que os seus usuários podem usar a energia gerada como crédito com a distribuidora, abatendo o consumo de outras unidades sob sua titularidade.

As usinas também são capazes de gerar uma produção consideravelmente maior do que as fazendas, daí a razão de seu nome. Não é incomum usinas produzirem centenas de megawatts, enquanto as fazendas produzem cerca de 1 MW. Mas a democratização do uso é o que torna a fazenda realmente especial. Seu custo inicial também é muito mais baixo, podendo ser iniciado até mesmo por um pequeno grupo de pessoas.

Um grande chamariz para a ascensão deste modal energético foi a queda do preço, observada principalmente durante a década passada, totalizando pouco mais de 80%, devido ao aumento da procura e também do avanço tecnológico. A fazenda solar tem um papel fundamental nesse aumento de oferta.

Além disso, a perspectiva de contas de luz mais baratas é um grande atrativo. Descontos de até 95% na conta de luz são praticamente uma realidade. Soma-se a isso a não emissão de poluentes e alta durabilidade das placas, que já demandam pouca manutenção, e se tem nas fazendas solares um vislumbre do que será o futuro da geração de energia.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Automedicação dentária: entenda os riscos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 dicas para curtir o final de semana com as crianças