em

Embasa integra ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras

As ações foram realizadas entre os dias 4 e 10 de junho

Com uma extensa programação de atividades desenvolvidas em todo o estado, a Embasa integrou funcionários e a comunidade em atividades ligadas à Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 4 e 10 de junho. Em Barreiras, no dia 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Embasa integrou o pedal ecológico organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e demais parceiros. A equipe da área ambiental da Embasa preparou café da manhã para os ciclistas e presentou quem foi ao evento com uma caneca sustentável produzida a partir de fibra de coco. Durante a ação, também foram distribuídas mudas de espécies nativas e sorteados prêmios. 

Pedal ecológico SMA Barreiras (Foto: Divulgação)
Pedal ecológico SMA Barreiras (Foto: Divulgação)

Com o mote “Uma só Terra, todos pelo planeta”, no dia 6, na segunda-feira, funcionários da empresa realizaram o plantio de mudas nativas em área onde fica a captação do sistema de abastecimento de água de Barreiras. Foram plantadas cerca de 35 mudas nativas, como ipê, ingá, jatobá no local próximo às margens do rio de Ondas, que vão contribuir com a maior biodiversidade ao ecossistema local. Esta ação integrou um ato conjunto de toda a Embasa, quando foram plantadas cerca de 3 mil mudas em extensão superior a 60 mil metros quadrados, em escolas e áreas de preservação permanente de mananciais utilizados pela empresa em outros 15 municípios do interior baiano, como Lençóis, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, dentre outros.

Pedal ecológico SMA Barreiras (Foto: Divulgação)
Pedal ecológico SMA Barreiras (Foto: Divulgação)

Antes disto, no início de junho, no dia 1º, foram iniciadas as ações da Semana do Meio Ambiente pela equipe da Embasa de Barreiras, que ocupou as ruas próximas aos semáforos da praça Castro Alves, no Centro, para uma blitz educativa juntamente com os técnicos da Semmas.  Enquanto visualizavam a faixa com a mensagem “Deposite o lixo no lugar certo” no trânsito, os motoristas receberam 400 kits lixocar e 150 mudas de espécies nativas. No mesmo dia, estudantes da escola Semear visitaram a estação de tratamento de água de Barreiras. Na oportunidade, 12 crianças puderam saber mais sobre como a água captada do rio de Ondas passa por um processo de tratamento, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, antes de ser distribuída para a população.

Visita Estação de Tratamento SMA Barreiras (Foto: Divulgação)
Visita Estação de Tratamento SMA Barreiras (Foto: Divulgação)

Para a técnica da área ambiental da Embasa, Joana Tomasi, as ações empreendidas pela Embasa são fundamentais para lembrar a população sobre a importância da conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. “Como empresa que presta serviços em saneamento, com o abastecimento de água tratada e coleta e tratamento dos esgotos domésticos, temos no dia a dia uma promoção de uma série de atividades e ações ligadas ao cumprimento de condicionantes ambientais, inclusive da área de educação ambiental e relacionamento com a comunidade.  Participar das ações da Semana do Meio Ambiente é um momento de interação que propõe uma reflexão de como pensamos o nosso ambiente por parte de toda a sociedade”, afirma.

(Foto: Pexels)

Treinamento parental favorece a rotina de pessoas com autismo

Porto de Salvador (Foto: Victor Britto)

Exportações baianas voltam a superar US$ 1 bilhão em maio