em

A importância da responsabilidade social para as empresas

O mundo está mudando, cada vez mais as empresas se envolvem em projetos para  oferecer seus serviços. A responsabilidade social, nada mais é do que o equilíbrio entre o crescimento econômico, do bem estar social e do meio ambiente.  Segundo o conceito de ética todo indivíduo tem a responsabilidade de agir de maneira que seja […]

O mundo está mudando, cada vez mais as empresas se envolvem em projetos para  oferecer seus serviços. A responsabilidade social, nada mais é do que o equilíbrio entre o crescimento econômico, do bem estar social e do meio ambiente. 

Segundo o conceito de ética todo indivíduo tem a responsabilidade de agir de maneira que seja benéfica para a sociedade e não apenas para o indivíduo.

Foi na década de  50, que o pensamento de que a sociedade e o meio ambiente andam juntos.  A partir daí, empresas ao redor do mundo começaram a entender que deveriam agir de forma diferente, com o propósito de tornar o mundo um lugar melhor para viver. 

Importância social

Cada vez mais o mercado sofre transformações,  a forma em que consumo era visto deixou de existir. Hoje, valores minimalistas e sustentáveis são características que devem ser valorizados para uma empresa garantir o futuro de seus negócios. 

A responsabilidade social faz parte das mudanças que agregam valores às marcas. Os consumidores estão cada dia mais atentos, por isso buscam informações para garantir que os produtos e serviços são provenientes de empresas que se preocupam com seus funcionários, e com o meio ambiente. Assim elas se sentem mais confiantes e seguras para comprar os produtos. 

Todos saem ganhando

Ao incluir aspectos sociais em seu plano de trabalho, todos saem ganhando. Empresas que engajam seus produtos e serviços com responsabilidade social ajudam – a longo prazo – a diminuir barreiras e diferenças sociais, gerando mais oportunidades a quem precisa. 

Toda ação empresarial que visa beneficiar um público específico, ou o meio ambiente, naturalmente atrai a simpatia das pessoas. Trabalhar em uma empresa que tem esta preocupação, traz orgulho para os colaboradores, fideliza as pessoas  e atrai talentos.

Responsabilidade social começa com a criança 

Muitas são as empresas que dedicam seus projetos sociais voltados para crianças, com a missão de desenvolver a inclusão de conceitos de ética desde cedo. 

A Pampili, empresa de calçados femininos infantis, trabalha para garantir a qualidade de vida das famílias de seus colaboradores e da comunidade através das suas iniciativas sociais. É um exemplo para outras empresas que estão no mercado, mas querem participar de projetos sociais.

Em 2005, a empresa criou o Semente do Futuro, uma estrutura que ajuda no cuidado e educação dos seus colaboradores. O objetivo é desenvolver a confiança e a segurança para mudar o mundo.  Através do projeto, crianças aprendem a conviver em sociedade, cuidar do meio ambiente para garantir no futuro um planeta limpo e próspero para todos.

Junto com o projeto há também o Projeto Florescer que engaja adolescentes em práticas para aprender computação e estudar inglês, preparando-os para o mercado de trabalho. 

Há também outros projetos Amigos do Zippy e Amigos do Maçã que trabalham com questões emocionais das crianças com o objetivo de identificar dificuldades e ajudar  as crianças no processo de superação.

Além de apoiar um grupo de voluntários chamado  Sopradores de Alegria, que é uma iniciativa que dedica parte do tempo em se vestir de palhaços e levar alegria às crianças da ala pediátrica de hospitais. 

A família também é importante

Além do cuidado com a criança, a Pampili também se preocupa com o ambiente familiar. Através do grupo chamado de Roda dos Pais, contribui em ajudar seus colaboradores a manter o ambiente familiar saudável. Afinal, a família é o primeiro e principal grupo social de todos, responsável por impactar inclusive as ações profissionais.

Cada um deve fazer a sua parte

Promover projetos de cunho social é, como vimos, um passo importante para que os jovens cresçam conscientes do seu papel na sociedade. Todos temos papel significativo para manter uma sociedade sadia. 

Junto com as empresas temos que desenvolver nosso papel social como indivíduo, para garantir que todas as ações sejam bem sucedidas e possamos ter um futuro melhor para todos. 

Ilustração. Foto: Pixabay

Como fazer um orçamento de obra

Ilustração. Foto: Anatel

Prestadoras de Pequeno Porte crescem 34,59% nos últimos 12 meses na banda larga fixa