em

Quais as diferenças entre aquecimento solar e energia fotovoltaica?

Ambos dependem da luz solar para funcionar, mas desempenham funções distintas no fornecimento de energia

Ilustração. Foto: Pixabay

Grande parte das empresas e quase todos os lares brasileiros dependem exclusivamente da energia elétrica para funcionar. A Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, realizada pela EPE, mostrou que as residências do país consumiram 11.554 GWh (gigawatts – hora) somente durante o mês de abril de 2019.

Levando em conta que as despesas com energia elétrica consomem boa parte do orçamento familiar e corporativo, cresce o interesse geral por fontes alternativas de energia, como sistemas eólicos e a energia solar. Segundo o mais recente Anuário Estatístico de Energia Elétrica, a combinação dessas duas fontes já representam 10% de toda a matriz energética brasileira.

Dada a complexidade das usinas eólicas, os sistema de energia solar são mais acessíveis e mais frequentemente instalados. Há uma variedade desses equipamentos disponíveis no mercado, tanto para uso doméstico quanto para uso comercial, mas suas aplicações são diferentes, dependendo da necessidade de cada projeto.

Aquecedor solar X energia solar fotovoltaica: qual a melhor?

Apesar de ambos os sistemas dependerem diretamente da luz solar para funcionar e reduzirem a demanda por energia elétrica, cada trabalha com uma tecnologia distinta e são aplicados para finalidades diferentes. Entenda suas particularidades:

Aquecedor solar

Simples de instalar mesmo em edificações já construídas, o aquecedor solar serve para aquecer a água utilizada em chuveiros, torneiras, lavandarias e afins, transformando a energia solar em energia térmica.

O sistema é composto por placas, ou coletores solares, instaladas sobre o teto. Essas placas absorvem a luz do sol e a converte em calor para aquecer a água, posteriormente armazenada em um reservatório (boiler). Quando atinge a temperatura desejada, a água quente é distribuída pelo encanamento até seu ponto de saída.

Dependendo de sua potência, também pode ser utilizado para o aquecimento de piscinas e tubulações de água quente para operações industriais.

Energia fotovoltaica

Trata-se de um sistema capaz de converter a energia solar diretamente em eletricidade, e assim ela pode ser utilizada na alimentação dos pontos elétricos de uma residência ou comércio.

Para isso, o sistema precisa da instalação de painéis solares fotovoltaicos, também conhecidos como células solares. O sistema trabalha em duas etapas: a radiação solar captada pelas células solares e é convertida em energia elétrica, gerando uma corrente contínua. Em seguida, essa corrente contínua passa por um equipamento específico chamado inversor, próximo ao quadro de luz. É ele o responsável por criar uma corrente alternada, ideal para abastecer a rede elétrica doméstica.

Os dois sistemas precisam de investimento inicial, mas em longo prazo trazem uma significante economia mensal na conta de energia elétrica e nas despesas gerais.

Ilustração. Foto: Pixabay

Sobrancelhas finas ficaram no passado? Especialista responde

Global Charter of Ethics for Journalists. Foto: Divulgação

IFJ apresenta a nova Carta Mundial de Ética para Jornalistas